Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif firma acordos estratégicos para a Rede Federal
Convênios

Conif firma acordos estratégicos para a Rede Federal

Um dos convênios assinados foi com o Instituto Campus Party, com o presidente Francesco Farrugia

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 09h18
  • Última atualização em Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 10h51
Momento da assinatura do convênio do Conif com o Instituto Campus Party

No primeiro dia da 102ª Reunião Ordinária, nesta terça-feira 3/12, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinou Protocolos de Intenção com o Instituto Campus Party e com o Santander Universidades. Ambos documentos beneficiarão os estudantes da Rede Federal interessados em tecnologia e bolsas de estudos.

Aproximar os discentes de um programa que já investiu mais de 1,6 bilhão de euros em educação e tem como pilares formação, emprego e empreendedorismo é a síntese do documento firmado entre o Conselho e o Santander Universidades.
Na cerimônia oficial – que ocorreu durante a reunião do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) realizada na sede do Conif –, o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, representou o presidente do Conselho, Jerônimo Rodrigues da Silva. “No IFTM já oficializamos tratativas diretas com o Santander. Essa é uma estratégia de cooperação excelente que está rendendo frutos”, disse.
Promover a cooperação técnico-científica e educacional é um dos escopos do Protocolo. De acordo com o documento, as instituições de ensino vinculadas ao Conif deverão formalizar convênio específico com o Santander Universidades por meio de seus escritórios regionais.
Além de detalhar a iniciativa para os assessores de Relações Internacionais da rede, a gerente da região Centro-Oeste do Santander Universidades, Simone Sagmeister Cozzatti, ressaltou a importância da ampliação do convênio que já existe com os Institutos Federais do Triângulo Mineiro (IFTM) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), e também com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).
“O Santander Universidades está de portas abertas para todos vocês. Espero que entrem em contato conosco para buscar a parceria que atenda de forma mais adequada à demanda de cada uma das unidades. Espero que em 2020 seja lançada uma bolsa de estudos para estudantes do ensino profissional”, declarou Cozzatti.
Desde 2018, o Conif, com apoio da coordenação do Forinter, tem ampliado o diálogo com o Santander Universidades. A oficialização do acordo vai facilitar o acesso dos estudantes da rede a programas como o Bolsas Ibero-americanas, Top Espanha, Santander Mundi, dentre outros.

Campus Party

O documento acordado entre o Conif e o Instituto Campus Party é um marco para encurtar a ponte entre as instituições, docentes e estudantes com o evento Campus Party propriamente dito, e também com diversas ações voltadas para o fomento e disseminação de tecnologias avançadas e o empoderamento de jovens talentos. O instrumento viabilizará ainda a participação de estudantes das unidades naquele que é considerado, hoje, o maior evento de tecnologia no mundo.
O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia, afirmou ser um grande admirador do modelo de ensino da Rede Federal, que tem capilaridade em todo o Brasil. “A Campus Party é uma vitrine e todos vocês devem aproveitar isso para divulgar o excelente trabalho que executam”, asseverou.
O presidente do colegiado, Jerônimo Rodrigues da Silva, evidenciou o grande valor da parceria. “É um prazer assinar esse Protocolo de Intenções que resultará em um plano de trabalho e convênios que podem ser formatados por cada uma das unidades. As instituições da rede são fortes e têm potencial inclusivo”, disse.

O professor do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, Sanderson Macedo, foi um dos articuladores para que o convênio fosse assinado.

Assessoria de Comunicação do Conif com alterações do IFG.