Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia e empresa de cosméticos estabelecem parceria para produção de álcool em gel 70%
Parceria

Por meio da ação, o valor do produto é ofertado pela empresa por um preço justo e o câmpus recebeu doações para a fabricação do álcool em gel na unidade

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 12h32
  • Última atualização em Quarta, 29 de Abril de 2020, 20h52
Na montagem, foto do professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sérgio Botelho. Abaixo, foto do diretor da Bell Corpus Cosméticos, Miguel Arcanjo da Silva  e da responsável técnica e química industrial, Simone Rodrigues de Oliveira. Ao lado, o álcool em gel produzido pela empresa de cosméticos por meio da parceria com o Câmpus Goiânia do IFG.
Na montagem, foto do professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sérgio Botelho. Abaixo, foto do diretor da Bell Corpus Cosméticos, Miguel Arcanjo da Silva, e da responsável técnica e química industrial, Simone Rodrigues de Oliveira. Ao lado, o álcool em gel produzido pela empresa de cosméticos por meio da parceria com o Câmpus Goiânia do IFG.

Parceria público-privada entre o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a empresa Bell Corpus Cosméticos amplia a oferta de álcool etílico em gel 70% INPM para o mercado nacional, com a oferta do produto a um preço menor que os valores abusivos encontrados no comércio. Por meio da cooperação, o Câmpus Goiânia disponibilizou instrumentos necessários e a orientação técnica para que empresa produzisse álcool em gel. Em contrapartida, o câmpus recebeu embalagens e insumos que foram destinados ao projeto de fabricação de álcool em gel 70% INPM realizado por grupo de servidores da unidade.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no dia 19 de março, a Resolução (RDC 350/2020), que permitiu às empresas fabricantes de medicamentos e cosméticos a produzirem preparações antissépticas ou álcool em gel 70%, com objetivo de atender às questões de saúde pública do país.

Em atenção a essas novas regras, a empresa localizada em Goiânia, Bell Corpus Cosméticos, por meio de seu diretor Miguel Arcanjo da Silva, e da química industrial e responsável técnica da empresa, Simone Rodrigues de Oliveira, que também é egressa do extinto curso superior tecnológico em Química Industrial do Câmpus Goiânia do IFG, buscaram estabelecer um convênio com a Instituição. A parceria junto ao Câmpus Goiânia do IFG foi firmada pelo gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia do IFG, professor Sérgio Botelho.

O professor, químico industrial e gerente da Gepex, Sérgio Botelho, afirma que ação é fruto do contínuo contato da ex-aluna da unidade, Simone Rodrigues de Oliveira, com a Instituição e o interesse dela em estabelecer uma colaboração entre a empresa para qual trabalha e atua como responsável técnica, no intuito de que, com a expertise da área de Química do IFG, a empresa pudesse fabricar álcool em gel com a orientação e contribuição do câmpus.

Nesse sentido, o Câmpus Goiânia disponibilizou os instrumentos necessários para a verificação do teor de álcool nos produtos, bem como a orientação do professor Sérgio Botelho que indicou uma usina de etanol para fornecer a matéria-prima para que a empresa fabricasse o álcool em gel. O docente prestou também toda a orientação referente ao controle de qualidade do produto, como armazenamento e manuseio do álcool, para que a produção fosse certificada pela vigilância sanitária. Por meio da parceria, a empresa de cosméticos passou a fabricar o álcool em gel 70% em grande quantidade e produziu, até o momento, 66 mil quilos de álcool em gel.

A química industrial e responsável técnica da empresa Bell Corpus Cosméticos, Simone Rodrigues de Oliveira, explica que a ação de fabricar álcool em gel surgiu devido à grande procura pelo produto e escassez de oferta no mercado, fazendo com que o preço do item se elevasse, tornando-o muito caro para a aquisição dos consumidores. Além disso, antecipando-se a uma crise econômica e visando à sustentabilidade do negócio, a empresa, com essa medida, almejou garantir o fornecimento do produto a um preço menor para seus clientes. A empresa tem comercializado, para todo o país, o álcool em gel 70% no valor de R$ 6 o frasco de 400 ml.

Por meio dessa parceria e em contrapartida, o Câmpus Goiânia do IFG recebeu da empresa a doação de 200 unidades de embalagens e mais insumo como colaboração ao projeto de fabricação de álcool em gel 70% realizado por grupo de servidores da unidade.

Segundo o professor Sérgio Botelho, essa parceria público-privada é importante, pois traz competitividade e promove uma regulação no mercado de venda de álcool em gel no país, disponibilizando o produto ao consumidor num valor justo. “Nós acreditamos que com esse produto no mercado, o valor do produto também vai cair”, destaca Sérgio Botelho.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG