Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes podem se inscrever para programa de mobilidade acadêmica Brafitec até 1º de maio
INTERCÂMBIO

Podem participar alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica dos Câmpus Goiânia e Jataí

• Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 14h47
  • Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 17h24

Estão abertas as inscrições para o Programa Franco-Brasileiro de Engenharia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (Brafitec), que oferece oportunidade de intercâmbio para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares em instituições francesas. A oportunidade é voltada a alunos matriculados nos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação dos Câmpus Goiânia e Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). As inscrições foram abertas nesta quinta-feira, dia 30 de abril, e encerram-se amanhã, dia 1º de maio, às 23h59, conforme o edital.

Confira o edital e inscreva-se

Publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria Executiva e pela Coordenação de Relações Internacionais do IFG, a seleção oferta, no total, três vagas para participação no programa. O edital prevê partida dos alunos selecionados em setembro, mas reforça que "em função da atual crise sanitária provocada pelo novo COVID-19, pode ocorrer alterações nas datas do edital, no número de vagas, na data de ida ou até mesmo em quaisquer outros aspectos do programa. Dada à excepcionalidade da situação, não há garantias da realização completa do presente edital, sendo este condicionado às determinações da CAPES".

Para se inscrever, o estudante deverá encaminhar ao e-mail cri@ifg.edu.br a documentação exigida pelo certame em um único arquivo em formato .PDF obedecendo à seguinte ordem: ficha de inscrição (Anexo I); espelho do histórico escolar com comprovantes de coeficiente de progressão (que deverá ser entre 50 a 80%) e de rendimento (igual ou superior a 7); comprovante da nota Enem (que deve ser igual ou superior a 600 pontos e serão aceitos exames realizados entre 2009 a 2019); comprovante de proficiência em língua francesa (nível igual ou superior a B1 certificado pelo TCF Capes, DELF ou DALF); carta de motivação evidenciando a importância da participação no programa para o projeto profissional do candidato; e cópia do passaporte ou carteira de identidade com CPF. Caso o candidato não possua o certificado de fluência em francês, uma declaração assinada afirmando que tal comprovante de proficiência no idioma será fornecido até as inscrições finais deverá ser providenciada e anexada ao requerimento de inscrição no processo seletivo.

O programa Brafitec, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), oportuniza a estudantes a realização de mobilidade acadêmica internacional entre o IFG e a instituição de ensino superior francesa Sigma Clermont, conforme edital nº 13/2017 da Capes. O Brafitec tem o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisas de natureza científica, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência em pesquisa internacional de estudantes dos cursos nas áreas de Engenharia de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica do IFG.

Esta seleção prevê a possibilidade de duplo-diploma, estendendo o programa por mais um ano acadêmico, que, neste caso, pode abranger a realização de disciplinas e estágio em empresa ou laboratório de pesquisa.

Os alunos selecionados também receberão auxílios financeiros para custeio de despesas, como: bolsa no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, adicional localidade e auxílio deslocamento.

Seleção

O processo seletivo será realizado em quatro etapas: inscrição; análise da documentação; entrevistas remotas com o coordenador do programa no IFG para verificar o perfil do candidato para participação no programa e a capacidade de comunicação em língua estrangeira; e aceite final pela instituição francesa.

As entrevistas virtuais serão realizadas no dia 4 de maio e o resultado preliminar dos aprovados sairá na página da seleção na mesma data, com prazo de recursos no dia 5 de maio. O resultado final estará disponível no dia 6 de maio, conforme dispõe o edital.

Para mais informações, acesse o edital que trata sobre a seleção para o programa Brafitec.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.