Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Anápolis abre inscrições para o projeto Mães Unidas

IFG Anápolis abre inscrições para o projeto Mães Unidas

Curso gratuito e a distância preparará mães para serem multiplicadoras de conhecimentos a outras mães, com capacitação, voluntarismo e sororidade

• Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 22h08
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h24

Estão abertas até o dia 7 de setembro as inscrições para mães interessadas em participarem do Projeto Mães Unidas, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O projeto será desenvolvido nos câmpus Anápolis (uma turma) e Goiânia Oeste (duas turmas) e visa capacitar mães voluntárias para dar assistência a gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. O curso é gratuito, com docentes do IFG e será desenvolvido totalmente a distância. Para inscrever-se, clique aqui.

O Projeto

O projeto parte da ideia de que os desafios que as gestantes e mães de crianças de até dois anos enfrentam, especialmente quando expostas a situações de vulnerabilidade social, são imensos e reais, sendo imprescindível que se busquem formas de promover ações para que essas mulheres possam transformar as realidades em que estão inseridas. Dessa maneira, o projeto Mães Unidas se propõe a capacitar outras mães voluntárias para que possam prestar assistência a essas gestantes e mães, o que exige que se desenvolva nessas voluntárias um olhar formativo.

Para a diretora do Câmpus Anápolis, Elza Gabriela Godinho Miranda, "participar do projeto é uma oportunidade de crescimento pessoal, por meio do acesso aos conteúdos das disciplinas do curso, e, ao mesmo tempo, desenvolver importantíssimo papel social, além de exercício da sororidade. Ninguém melhor do que uma mãe para falar com outra mãe e ajudá-la na superação dos desafios que essa tarefa impõe".

Dessa forma, o projeto proporcionará a jovens mães a participação em curso no qual serão formadas como multiplicadoras dos conteúdos trabalhados. Esse curso se destina a pessoas que se encaixem no perfil do projeto: mães/gestantes jovens, em situação de vulnerabilidade social, que já participem de serviço voluntário e que tenham interesse de trabalhar futuramente com outras mães. Algumas das disciplinas dessa etapa do projeto são: Noções de Direitos Humanos e Assistência Jurídica, Noções de Cidadania e Assistência Social, Noções de Saúde e Bem-Estar Materno-Infantil e Formação e Fortalecimento de Vínculos Familiares, sendo que o curso será desenvolvido totalmente on-line.

Inscrições

O curso se destina a mulheres que sejam ou tenham sido mães, de forma natural ou por adoção e que tenham mais de 18 anos, possuam ensino fundamental completo e não estejam cumprindo pena por crime previsto na Lei Maria da Penha ou pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As inscrições serão feitas on-line, preenchendo o formulário de inscrição.

Veja o cronograma do Projeto:

Etapa

20 de agosto a 07 de setembro/2020

Inscrição das estudantes

08 a 11 de setembro/2020

Seleção das estudantes inscritas

14 de setembro/2020

Publicação do resultado da seleção

15 a 30 de setembro

Curso de Ambientação no Moodle para as estudantes

03 de outubro a 05 de dezembro/2020

Desenvolvimento das disciplinas do curso

Parcerias

Além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do IFG, o projeto conta ainda com as seguintes instituições parceiras: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - Prefeitura de Goiânia; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda - Prefeitura de Anápolis; Secretaria de Assistência Social - Prefeitura de Aparecida de Goiânia; e Organização das Voluntárias de Goiás – OVG.

Acesse o Formulário de Inscrição

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis