Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Três unidades são contempladas em edital nacional para implantação de laboratórios IF Maker
Início do conteúdo da página
Inovação

Três unidades são contempladas em edital nacional para implantação de laboratórios IF Maker

Laboratórios servirão de espaços para fortalecimento da cultura learning by doing (aprender fazendo)

  • Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 11h35
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h23

 

Projeção de como será o espaço do Lab IF Maker de Itumbiara

O IFG  - Câmpus Itumbiara, Câmpus Uruaçu e a Reitoria (para o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação - CiteLab) foram contemplados no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e vão receber recursos para implantar o laboratório IF Maker (Lab IF Maker). O resultado foi publicado na última sexta-feira, dia 11 de setembro, no Diário Oficial da União, confira aqui. Ao todo, essa chamada pública da Setec vai contemplar cerca de 40 instituições federais com a construção de mais de 100 laboratórios de prototipagem nesta primeira fase do projeto. Além de Itumbiara, a Unidade do IFG em Uruaçu também foi contemplada neste mesmo edital da Setec/MEC. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Paulo Francinete Silva Junior, o objetivo da chamada é instalar laboratórios de prototipagem, que serão multidisciplinares e destinados a todos os estudantes, em diferentes áreas do conhecimento. "No caso do IFG, a proposta apresentada na chamada pública, além de comprovar seu caráter multidisciplinar, a capacidade de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, também teve como critério a regionalidade. Para nossa satisfação, os três laboratórios foram contemplados pela chamada", ressalta. Paulo ressalta ainda que os demais câmpus do IFG também contarão com equipamentos, impressoras 3D e kit de robótica, por exemplo, além dos próprios laboratórios - Lab IF Maker, a serem implantados com recursos próprios da Instituição.   

Os Lab IF Maker

São concebidos como espaços para fortalecimento da cultura learning by doing (aprender fazendo), onde serão desenvolvidos projetos interligando diferentes áreas do conhecimento, relacionadas à atuação dos câmpus selecionados.

O espaço do Lab IFMaker tem como objetivo disseminar princípios que norteiam o ensino Maker. Isso significa também desenvolver atividades por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, que é um tipo de metodologia em que o estudante é o centro, ele é o principal protagonista dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de o estudante conduzir o processo, com orientação, os temas a serem desenvolvidos precisam atender às necessidades da comunidade onde os câmpus estão inseridos. Entre os objetivos desses espaços estão o incentivo aos servidores e estudantes para desenvolvimento de projetos interdisciplinares, estímulo ao desenvolvimento de ensino, pesquisa aplicada e inovação, para atender demandas da sociedade, além de ser um laboratório criativo, para troca de conhecimento e ideias entre diversas áreas. 

 

 Acesse o resultado final.

Acesse a chamada pública da Setec/MEC.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/ Coordenação de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

 

 

Fim do conteúdo da página