Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para programa de mobilidade acadêmica internacional Brafitec 2021 vão até dia 22 de fevereiro
INTERCÂMBIO

Podem participar da seleção estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica dos câmpus Goiânia e Jataí

• Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 14h22
  • Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h02

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação do Câmpus Goiânia podem se inscrever para o edital 2021 de seleção do programa de mobilidade acadêmica internacional para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares no âmbito do Brafitec (projeto Franco-Brasileiro de Engenharia para o desenvolvimento territorial sustentável). As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro e devem ser realizadas enviando a documentação necessária para o e-mail da Coordenação de Relações Internacionais do Instituto Federal de Goiás (IFG) cri@ifg.edu.br . Todas as informações estão na página Editais de Intercâmbio do Câmpus Goiânia. Podem participar também da seleção estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Jataí.

São três vagas disponíveis para os estudantes que poderão cursar de dois a quatro semestres nas instituições francesas École des Mines d’Alès (EMA) e na SIGMA Clermont (nesta última, o discente terá a possibilidade de obter duplo-diploma totalizando dois anos de estudo na universidade). O programa de estudos poderá abranger a realização de disciplinas e estágio em empresa ou laboratório de pesquisa.

As universidades francesas são parceiras do IFG no âmbito do programa Brafitec e a seleção prevê o pagamento de bolsas aos estudantes classificados, conforme edital 13/2017 da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), no valor de € 870 por mês, € 1.300 para auxílio instalação, € 90 por mês referente a seguro saúde, € 400 mensais de adicional localidade, € 1.255 para bolsas de estudos até 6 meses e € 2.510 para bolsas de estudo acima de 6 meses.

De acordo com o edital de seleção, os estudantes aprovados para a mobilidade acadêmica internacional terão partida em setembro de 2021. Contudo, devido ao cenário global de pandemia provocada pela Covid-19, podem ocorrer alterações nas datas estabelecidas pelo edital, conforme o disposto no item 1.1.

Como participar

A seleção é composta por quatro etapas: inscrição; análise de documentação; entrevista por videoconferência com o coordenador do programa no IFG e aceite final pela escola francesa.

Para efetivar a inscrição, o estudante deverá enviar toda a documentação de inscrição solicitada no item 7 do edital em arquivo único, formato .PDF, na mesma ordem que se apresentam, para o e-mail da Coordenação de Relações Internacionais do IFG cri@ifg.edu.br  , até as 23h59 do dia 22 de fevereiro.

A lista de inscrições homologadas na seleção será publicada no dia 23 de fevereiro, com prazo para recurso no dia 24. Os alunos pré-selecionados passarão por entrevistas virtuais no dia 25 de fevereiro.

O resultado preliminar da seleção está programado para ser divulgado no dia 25 de fevereiro. Já o resultado final será publicado no dia 27 de fevereiro.

Confira o Edital Simplificado de Seleção para Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Brafitec 2021

O edital e demais publicações da seleção podem ser consultados na página Editais de Intercâmbio - Câmpus Goiânia

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.