Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professores do Câmpus Aparecida integram 17 apresentações e trabalhos do XIV Festival de Artes
Extensão

Além dos protagonistas, o câmpus está levando dezenas de alunos diariamente ao evento em Itumbiara

• Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 11h19
  • Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 08h02
Alunos de cursos técnicos integrados que estão entre os representantes do Câmpus Aparecida de Goiânia nas apresentações artísticas do XIV Festival de Artes

Professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás e dezenas de alunos estão abrilhantando a XIV edição do Festival de Artes com trabalhos em Dança e em Artes Visuais. O câmpus conta com 17 produções na programação oficial do evento, sendo quatro trabalhos acadêmicos para exposição oral, seis apresentações de dança, uma apresentação de videodança, uma lição em dança, duas oficinas e três trabalhos de artes visuais. A presença de estudantes como expectadores também está bastante ativa, com a partida de um ônibus por dia de Aparecida de Goiânia para Itumbiara, levando alunos que foram sorteados para participar do Festival.

As apresentações coreográficas em dança do Câmpus Aparecida de Goiânia envolvem estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e do curso de Licenciatura em Dança e prometem agradar muito o público visitante do Festival de Artes. São os espetáculos Expiantes, AdoleSendo,  Uli Grande, Rafaune, ProCria, Cabeça de Vento e Lições Dançanatômicas. Este último é um projeto de pesquisa que envolve os trabalhos de vídeodança-documentário “Lições para Entender com o Corpo” e a lição “Articulações e Movimento”. Coordenado pela professora Giovana Consorte, o projeto desdobra uma proposta híbrida de construção de conhecimento, corporalizando saberes de anatomia e buscando caminhos que possibilitem o livre trânsito entre a dimensão teórica dos estudos em dança e seus processos artísticos de caráter prático. (Confira aqui a relação de alunos protagonistas das apresentações)

Participação ativa

A videodança está sendo representada com a apresentação “Dança em Corpo”, dirigida por Pedro Simon e pela professora Rousejanny da Silva Ferreira, com participação dos alunos Morgana Lopes, Késsia Andalécio, Neomênia Moreira, Ana Paula Oliveira Silva e André Miranda. Para uma participação mais ativa do público no Festival de Artes, a Dança estará presenta também na oficina “Olhares Dançantes - Caminhos do Jazz” e na oficina-workshop “O In/visível no Corpo Dança Teatro", propostas respectivamente pela professora Giovana Consorte e pelo estudante Milton Santos de Jesus.

Reflexões envolvendo a educação pela dança são outro aspecto da área na programação do evento. Os quatro trabalhos acadêmicos do Câmpus Aparecida de Goiânia aprovados para a programação oficial, a serem apresentados por professoras e alunos do curso de Licenciatura em Dança, são “O Adolescer na Dança” (Larissa Pascoal da Silva Santos), “Dança e Literatura: Outro Olhar para o Tema Gerador da EMEI Monteiro Lobato” (Neomênia Santos Moreira, Welerson Alves da Silva e professora Luciana Gomes Ribeiro), “Dança e Literatura: Diálogos e Saberes Possíveis em Dança” (Thais de Souza Nascimento Leite, Mellyssa Dalete de Oliveira Sena, Diovânia da Silva Nascimento e professora Luciana Gomes Ribeiro) e “Um Olhar Investigativo sobre Composições Coreográficas das Linhas de Frente” (Diovânia da Silva Nascimento e professora Rousejanny da Silva Ferreira).

As artes visuais que representam o câmpus no Festival são três trabalhos em pinturas e objetos, realizados por alunos de Ensino Médio (Sabriny de Araújo, Caroline Pereira e Leidiane Bueno), sob orientação da professora Dânia Soldera, que atuou como professora substituta no IFG Aparecida. O coordenador do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG no XIV Festival de Artes é o professor Alexandre José Guimarães.

Imagens dos trabalhos do Câmpus Aparecida de Goiânia que integram a programação

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.