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Ensino Médio Integrado

Professor Dante Henrique (IFRN) participa de reunião sobre diretrizes curriculares do Ensino Médio Integrado

A participação do professor, convidado para esta reunião, aprofunda o diálogo institucional iniciado por um Grupo de Trabalho ampliado

  • Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h50
  • Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 13h30
Dante Henrique (IFRN) participa da reunião do GT ampliado sobre Ensino Médio Integrado
Dante Henrique (IFRN) participa da reunião do GT ampliado sobre Ensino Médio Integrado

 O professor Dante Henrique (IFRN) participa, na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto, da reunião do Grupo de Trabalho (GT ampliado) da Pró-Reitoria de Ensino, que tem como função conduzir, elaborar e sistematizar junto aos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), as Diretrizes Curriculares Institucionais dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 

Esse documento institucional deverá expressar princípios e diretrizes que subsidiarão a organização didático-pedagógica dos cursos de Ensino Médio Integrado da Instituição, conforme informou a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Cristina Irigon, quando da realização da primeira reunião do GT ampliado.
A participação do professor Dante Henrique pautou-se no diálogo sobre os fundamentos do currículo integrado em face da recente reforma do Ensino Médio. “Essa reconstrução ou redimensionamento do Ensino Médio Integrado na Rede Federal deve ser pensado como forma de resistência às novas diretrizes que estão na legislação”, destaca o professor ao ponderar, durante a reunião, sobre os desafios que essa pauta enfrenta não só na sociedade, mas também no âmbito interno das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Para Dante, a defesa de uma concepção de formação humana é de extrema importância. “Nessa concepção de formação humana integral é preciso formar sujeitos críticos, autônomos, emancipados que dominem conhecimentos não só de sua área específica, mas também das outras áreas”, ressalta Dante. De acordo com o professor, é preciso que se repense qual é o papel da educação diante das forças sociais e das dicotomias que se apresentam em torno de um projeto de capitalismo, hoje hegemônico, e de um projeto da classe trabalhadora.
A reunião desta sexta-feira foi conduzida pela professora Maria Valeska Lopes Viana, diretora de Educação Básica e Superior da Instituição, e teve a participação da pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Irigon; do pró-reitor de Extensão, Daniel Barbosa e de representantes de diversos câmpus do IFG.

GT
Os trabalhos do GT ampliado tiveram início com a primeira reunião, realizada em maio deste ano, e todas as atividades que estão sendo realizadas tem por objetivo contribuir para a construção de possibilidades objetivas de integração curricular no âmbito dos câmpus do IFG.

 

Confira as fotos no álbum do Facebook. 

 

Saiba mais:
http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/8298-diretrizes-cursos-tecnicos

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

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