Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Projeto de Ensino

Clube do Livro encerra 2ª temporada

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 12h42 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 12h47

A previsão é de que em 2024 haja uma nova edição do projeto

 

 

Integrantes do projeto de ensino “Clube do Livro”, do Câmpus Itumbiara, se reuniram ontem à tarde, dia 22, para participar do último encontro desta temporada. Assim como nas atividades anteriores, o encontro foi realizado na Biblioteca e contou com a participação de alunos e servidores do IFG. 

Dos 12 participantes do projeto, três também estiveram na primeira temporada do Clube que foi realizada virtualmente durante a pandemia. Inclusive o servidor Eduardo Resende, um dos organizadores do projeto, acredita que este ano, pelo fato de os encontros terem sido presenciais, ele notou que os membros se sentiram mais acolhidos e dispostos a participarem das dinâmicas propostas: “Eles se engajaram muito com os jogos. E é a parte do encontro que eles mais praticam”, destacou Eduardo.

Fato este confirmado por Euler Nêmesis, que participa do Clube desde de 2020 e relatou que gosta muito das dinâmicas e jogos propostos. Ele ainda elogiou os livros que foram debatidos em 2023 e a forma como os encontros foram conduzidos. Já a docente Paulina Duarte, que pela primeira vez participou do Clube, contou que adorou a proposta. A docente ainda disse ter percebido que mesmo aqueles alunos mais tímidos e que não gostam muito de debater sobre as obras durante os encontros demonstram muito conhecimento sobre os livros nos momentos dos jogos, em especial o Kahoot. 

 

Histórico

Desde sua primeira edição, em 2020, o Clube se reúne com o objeto de “incentivar a leitura por meio dos jogos e conectar pessoas por meio de experiências literárias” e ainda “debater obras cujos temas sejam pertinentes ao cotidiano da comunidade acadêmica”. Em 2023, algumas das obras lidas foram: Torto Arado, A Biblioteca da Meia Noite, Persy Jackson e o Ladrão de Raios, o Hobbit, entre outros. Esses exemplares permitiram aos participantes gerar reflexões sobre temas diversos como relacionamentos abusivos, violência doméstica, mitologia grega, escolhas conscientes sobre o futuro e a vida, histórias ancestrais, trabalho escravo, religião, terror, mistério e muito mais.

As atividades propostas e encontros dessa temporada foram conduzidas pelos servidores Cloves da Silva, Eduardo Resende e Elizabete Pacheco, com o apoio de dois estudantes monitores: Gustavo Filipe Vieira e Thaissa Expedita. Conforme o prof. Cloves afirmou no início da temporada, “ a leitura, análise e socialização de experiências de leitura” foi a proposta central do Clube.



Encontre o Clube do Livro nas redes sociais:

Instagram: @clubedolivroifg
WhatsApp: www.bit.ly/grupodolivro

Monitor Gustavo Filipe, servidor Eduardo e as participantes que receberam o “Troféu CLIF de Leitoras Destaque”
Monitor Gustavo Filipe, servidor Eduardo e as participantes que receberam o “Troféu CLIF de Leitoras Destaque”

 

 

Idealizador do projeto, Eduardo também se dedica a desenvolver moedas, troféus e chaveiros e outros brindes para os participantes do Clube
Idealizador do projeto, Eduardo também se dedica a desenvolver moedas, troféus e chaveiros e outros brindes para os participantes do Clube

 

 

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara

Fim do conteúdo da página