Tecnologia da Informação

  • Imprimir
Criado: Quarta, 07 de Setembro de 2016, 21h05 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 14h15

Conheça mais sobre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Goiás.

Sobre a DTI

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) busca, através deste espaço, disponibilizar para a comunidade do IFG, as informações e serviços de Tecnologia da Informação.

 

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Avenida  Rua C-198, Quadra 500, Jardim América, Goiânia, Goiás. CEP: 74270-040
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (62) 99374-4426

MISSÃO

“Prover soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos do IFG e promovam a eficiência e eficácia dos processos institucionais.”.

VISÃO

“Ser reconhecido no IFG como uma unidade estratégica de referência no provimento de serviços e soluções tecnológicas com confiabilidade, qualidade e segurança.”.

VALORES

  • Comprometimento: atuar com dedicação, empenho e envolvimento em suas atividades;
  • Confiabilidade: assegurar a confiabilidade dos serviços de TI ofertados;
  • Cooperação: trabalhar em equipe, compartilhando responsabilidades e resultados;
  • Criatividade e Inovação: apresentar e implementar novas ideias direcionadas à resolução de problemas e aperfeiçoamento contínuo dos serviços e processos;
  • Eficiência: Entrega da solução de maneira mais produtiva e econômica no uso dos recursos;
  • Ética: atuação sob os princípios da honestidade, integridade, transparência, lealdade e dignidade;
  • Foco em resultados: Atender os usuários, em conformidade com os objetivos institucionais, adotando as melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI.
  • Respeito: reconhecimento e aceitação das diferenças entre as pessoas, tratamento com presteza e cordialidade.

 


 

Equipe de Tecnologia da Informação

 

Diretor de Tecnologia da Informação

Leandro Alexandre Freitas

 

Área de Sistemas de Informação

André Luiz de Jesus Gonçalves - Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas

Cristiano Domingues da Silva

Ezequiel Severiano da Silva

Gabrielle de Oliveira Perdigao

João Paulo Lobianco Silva

Renata de Souza Alves Paula Cavalcante

Thiago Fernandes de Sousa

Thiago Oliveira Dutra

Wanderson da Silva Marques

 

Área de Infra-estrutura, Redes e Segurança

Alex Mendes Martins

Ricardo Martins Moreira

Roberval Lustosa de Aguiar Filho - Coordenador de Redes e Infraestrutura

 

Área de Serviços e Suporte

Nando José de Souza Rocha

Marco Túlio Guimarães dos Santos - Coordenador de Serviços e Suporte

 

Equipe de TI dos Câmpus/Setores

Câmpus Águas Lindas - Adriano Cordeiro de Lima

Câmpus Águas Lindas - Marcos Paulo Pereira da Costa

Câmpus Águas Lindas - Wilton Bernardes da Silva

Câmpus Anápolis - Bruno de Assis Fernandes

Câmpus Anápolis - Rodrigo Martins de Abreu

Câmpus Anápolis - Wilsovelton Teles de Jesus

Câmpus Aparecida de Goiânia - Jean Carlos Dias Faleiro

Câmpus Aparecida de Goiânia - Raissa Regis da Silva

Câmpus Aparecida de Goiânia - Israel Rodrigues Soares

Câmpus Cidade de Goiás - Jefferson Nogueira de Oliveira

Câmpus Cidade de Goiás - Abishai Lemes Borges Neto

Câmpus Cidade de Goiás - Marco Antônio Queiroz

Câmpus Cidade de Goiás - Fernando Rodrigues de Bastos

Câmpus Formosa - Bernhard Ferraz Weprajetzky

Câmpus Formosa - Marcos Gomes Araujo

Câmpus Formosa - Gleison Ribeiro Rodrigues

Câmpus Goiânia - Jarbas de Assis Moraes

Câmpus Goiânia - Adriano Cordeiro de Lima

Câmpus Goiânia - Fernando Augusto Soares Arbex

Câmpus Goiânia - Loiam Alves de Castro

Câmpus Goiânia - Júlio Mota do Nascimento

Câmpus Goiânia - Luciano Eduardo Braga dos Santos

Câmpus Goiânia - Rômulo Fernandes Morais

Câmpus Goiânia - Igor Chaves Arantes

Câmpus Goiânia Oeste - Adriam Marcos da Silva

Câmpus Goiânia Oeste - Cleber de Paula Silva Júnior

Câmpus Goiânia Oeste - Danilo Silva Bentes

Câmpus Inhumas - Flavio Adalberto Gomes

Câmpus Inhumas - Saulo Rodrigues e Silva

Câmpus Inhumas - Antonio Lopes Neto

Câmpus Inhumas - Arthur Camargo de Lacerda Medrado

Câmpus Itumbiara - Leonardo Garcia Marques

Câmpus Itumbiara - Gesmar de Paula Santos

Câmpus Itumbiara - Eduardo Mizael Clemente

Câmpus Jataí - Vinicius Gouveia de Andrade

Câmpus Jataí - Murillo Rodrigues Barbosa Pereira

Câmpus Jataí - Viviane Bueno Guimarães

Câmpus Jataí - Larissa Gomes de Lima

Câmpus Jataí - Thiago Silva da Luz

Câmpus Luziânia - Alcir Souza Leite

Câmpus Luziânia - Joílson Silva Rodrigues

Câmpus Luziânia - Leandro Marques Guimaraes

Câmpus Luziânia - Robson Barbosa Souza

Câmpus Luziânia - Israel de Avelar Torres

Câmpus Senador Canedo - Wilglison Rilniky Oliveira dos Santos

Câmpus Senador Canedo - Luila Moraes de Oliveira

Câmpus Uruaçu - Winder Faik de Sousa

Câmpus Uruaçu - Mateus Nunes dos Santos

Câmpus Uruaçu - Natalia Rodrigues Junqueira

Câmpus Valparaíso de Goiás - Diego Pereira da Silva

Câmpus Valparaíso de Goiás - Wemerson John Cicero Vieira

Câmpus Valparaíso de Goiás - Nery Santos Freitas

Diretoria de EaD - Milton Ferreira de Azara Filho

Diretoria de EaD - Thaisa Alves Andrade

Diretoria de EaD - Weslley Gusthavo Tavares Dias Lage

Diretoria de Gestão Acadêmica - João Manoel Leite Ribeiro Nogueira


Documentos de TI

 Documentos de Oficialização de Demanda

  •  Documento de Oficialização de Demanda de Software
    Oficializar a demanda para aquisição de software tipo prateleira. Ex: MS Office, Corel Draw, Photoshop 
    1. 1.  Adicione o documento eletrônico no SUAP;
    2. 2.  Informe o tipo do documento: Documento de Oficialização de Demanda;
    3. 3.  Informe o modelo: Documento de Oficialização de Demanda de Software;
    4. 4.  Preencha, assine e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  •  Solicitação de Desenvolvimento ou Alteração de Sistema
    Oficializar a demanda para desenvolvimento ou alteração de sistema:
    1. 1.  Adicione o documento eletrônico no SUAP;
    2. 2.  Informe o tipo do documento: Documento de Oficialização de Demanda;
    3. 3.  Informe o modelo: Solicitação de Desenvolvimento ou Alteração de Sistema;
    4. 4.  Preencha, assine e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Levantamento de Governança de TI - TCU

Orientações DTI

 


Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI do IFG - é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação do IFG para um determinado período, possibilitando alinhar os recursos aplicados em TI, eliminar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos no que é mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão. É uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o IFG, habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades.

 

PDTI 2021 - 2023

 

 

 

 

 

 

 

Para acompanhar a execução do PDTI 2021-2023, acessar a planilha contendo as metas atingidas e sistemas implantados:  https://bit.ly/ifgexecucaopdti 

Mapa Estratégico 2021-2023 

 

PDTI 2016-2020

 PDTI 2016-2020
Plano Diretor de Tecnologia da Informação do IFG 2016-2020.

Para acompanhar todas as metas do PDTI, acessar no link abaixo a planilha de Execução do PDTI 2016-2020, contendo as metas atingidas e sistemas implantados:  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1i6-yMgaPbRuO3Wt9McxrmIgmo9YBG8Ul1Eipf9xedDE/edit?usp=sharing

 Resolução que Prorroga a vigência do PDTI para 2020
 Resolução que Prorroga a vigência do PDTI para 2019
 Resolução que Aprova o PDTI 2016-2018

Mapa Estratégico 2016-2020

 

Documentos para elaboração do PDTI 2016-2018:

Portaria de designação da comissão (.PDF 484 KB)
Instrumento de formalização que aprova a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e designa a equipe responsável pela elaboração e seu presidente.

Plano de Trabalho (.PDF 400 KB)
Documento de plano de trabalho no qual estão descritas as informações essenciais de organização das atividades do projeto de elaboração do PDTI. Inclui o cronograma de execução das atividades.

Levantamento das Necessidades Organizacionais (.PDF 84 KB)
Levantamento das necessidades e objetivos organizacionais para entender e alinhar o uso dos recursos de tecnologia da informação em apoio às estratégias da instituição.

Priorização de Demandas de Sistemas (.PDF 56 KB)
Inventário de demandas de sistemas priorizado pela equipe de elaboração do PDTI e aprovado pelo Comitê Gestor de TI.

Projetos, Softwares e Contratos Contínuos (.PDF 52 KB)
Levantamento dos próximos projetos a serem iniciados, das necessidades de softwares e contratos contínuos de tecnologia da informação e comunicações.

 


Projetos/Ações de TI

Para verificar a execução das ações e atingimento das metas previstas, acessar as planilhas de acompanhamento na página https://www.ifg.edu.br/dti?showall=&start=3.

Nesta página a Diretoria de TI busca divulgar relação dos principais projetos e ações realizadas recentemente e as que estão em andamento, separando em quatro áreas: gestão, aquisições, sistemas e redes/infraestrutura.


GESTÃO
Concluídos:

  • Elaboração do Plano Diretor de TI 2016-2019 (comissão responsável)
  • Definição de gerenciamento de projetos
  • Proposta de reestruturação da DTI (organograma e competências)
  • Processo de Gerenciamento de requisições, incidentes e problemas utilizando GLPI
  • Processo de catálogo de serviço
  • Processo de Gerenciamento de Conhecimento utilizando GLPI
  • Otimização do processo de incidentes, requisições e problemas
  • Otimização do processo de catálogo de serviços
  • Elaboração do Plano Diretor de TI 2020-2023

Em andamento:

  • Otimização do processo de gerenciamento de ativos e configuração
  • Implantação do processo de acordo de nível de serviço
     

AQUISIÇÕES/CONTRATAÇÕES
Concluídos:

  • Rede Wireless
  • Aquisição Centrais Telefônicas Novos Câmpus
  • Ativos de rede novos Câmpus (racks)
  • Licenças de Software(MS Office)
  • Manutenção Central Telefônica Sopho
  • Ativos de Rede (Switches)
  • Processo para contrato de comunicação de dados
  • Licenças de Software Adobe
  • Certificados digitais (token)
  • Processo para aquisição de Computadores
  • Solução Antivírus
  • Equipamentos de aúdio para webconferência/transmissões
  • Aquisição de Scanners profissionais (projeto AFD)
  • Manutenção centrais telefônicas
  • Aquisição de discos SSD e HD
  • Aquisição de Switches
  • Câmeras de Segurança (apoio da DTI ao processo gerenciado pelo Câmpus Goiânia)
  • Cabeamento estruturado (apoio da DTI ao processo gerenciado pelo Câmpus Goiânia)
  • Aquisição de equipamentos, softwares e serviços de implantação para datacenter
  • Contratação de Link de Dados para Centro de Pesquisa e Inovação
  • Aquisição de computadores, notebooks e servidores tipo torre

Em andamento:

  • Serviço de outsourcing de impressão para Reitoria e Câmpus
  • Aquisição/contratação de nova solução de backup

 

SISTEMAS
Concluídos:

  • Implantação Service Desk GLPI em todos os Câmpus
  • Sistema SUGEP - Sistema de Gestão da Extensão e Pesquisa (parceria com professor Ciro Macedo)
  • IFG Mobile (parceria com professor Renan Rodrigues)
  • SUAP - Reserva de Salas
  • SUAP - Controle de horas trabalhadas em processos seletivos
  • Sistema Geplanes - Acompanhamento de indicadores estratégicos
  • Sistema para gerenciamento de portais de eventos, pesquisa, extensão e docentes.
  • Nova plataforma Moodle para EAD, Projetos de Extensão e Apoio Presencial
  • Sistema de votações Helios
  • SUAP - Gestão de Contratos
  • Sistema MoodleAdmin - Geração de relatórios e integração moodle-qacadêmico
  • Sistema Guia de Cursos
  • Desenvolvimento e implantação Módulo Depreciação do Sistema de Patrimônio
  • Desenvolvimento e implantação do Novo Portal do IFG
  • SUAP - Questionário Socioeconômico
  • Repositório Digital
  • SUAP - Certificação pelo Enceja
  • SUAP - Controle de bolsas e auxílios da Assistência Estudantil
  • Plataforma de Dados Abertos
  • SUAP - Controle dos Refeitórios
  • SUAP - Central de Serviços
  • SUAP - Frota
  • SUAP - Ponto Eletrônico
  • SUAP - Afastamentos Pós-Graduação
  • IFG Digital (Processo Eletrônico Nacional)
  • Barramentos de Serviços do IFG
  • SUAP - Projetos de Pesquisa
  • Implantação do Sistema Helios Voting
  • SUAP - Projetos de Extensão
  • SUAP - Plano/Relatório de Trabalho Docente
  • Novo Sistema de Processos Seletivos

Em andamento:

  • Diploma Digital
  • SUAP - Integração com ConectaGov-PEN
  • Atualização da versão do SUAP com IFRN
  • Painel de Indicadores
  • Planejamento da migração do Q-Acadêmico para SUAP Ensino
  • Implantação do sistema SIADS

 

REDES/INFRAESTRUTURA
Concluídos:

  • Ampliação Datacenter do IFG
  • Implantação solução antivírus Kaspersky
  • Implantação Fone@RNP na Reitoria
  • Implantação VOIP
  • Implantação solução Backup
  • Implantação Backup redundante
  • Atualização Sistema de Email Exchange
  • Reestruturação da Rede do Câmpus Goiânia
  • Implantação solução Log
  • Documentação e otimização da solução de videoconferência
  • Estudo e definição de solução de serviço em nuvem
  • Implantação solução antivírus Trend
  • Otimização e implantação de sistema de monitoramento
  • Upgrade e expansão do datancenter do IFG
  • Adoção de solução de email na nuvem
  • Aquisição solução VOIP
  • Implantação de solução antivírus para servidores
  • Atualização licenças Windows Server
  • Implantação IpV6
  • Migração servidores de arquivos

Em andamento:

  • Implantação VLAN em todos os Câmpus
  • Implantação da nova solução de backup
  • Projeto de migrações e atualizações de segurança
  • Atualização do sistema OJS (Revistas IFG)

 


Plano de Contratação de TIC

 


 Comitê de Governança digital

 

Acesse a página do Comitê de Governança Digital do IFG.


 Comitê Gestor da Segurança da Informação e das Comunicações

Acesse a página do Comitê Gestor de Segurança da Informação e das Comunicações