Cursos - Câmpus Goiânia Oeste
O Ensino no Câmpus Goiânia Oeste do IFG é desenvolvido tendo como princípios a qualidade social e a garantia da efetividade do processo de ensino e aprendizagem, considerando-se o mundo do trabalho e suas inter-relações constitutivas. Os eixos tecnológicos do Câmpus Goiânia Oeste do IFG são prioritariamente a Educação e a Saúde, assim busca-se articular os conhecimentos que constituem essas áreas específicas. São ofertados, gratuitamente, três cursos Técnicos Integrados em Tempo Integral, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde; um curso Técnico Integrado em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); e um curso superior, Licenciatura em Pedagogia. Dentre as atividades acadêmicas desenvolvidas, os/as discentes participam de visitas técnicas, monitorias, pesquisas, estágios obrigatórios e não obrigatórios.
Atualmente, o Câmpus Goiânia Oeste do IFG oferece Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Desta forma, ao final do curso, os alunos concluem o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica. Para ingressar nesses cursos é necessário ter concluído o Ensino Fundamental.
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral
Cada curso oferece anualmente 30 vagas que são preenchidas por meio de processo seletivo próprio. Para participar do processo seletivo, o/a candidato/a deverá ter concluído o Ensino Fundamental. Todos os cursos preveem a realização de Estágio-Obrigatório.
Técnico em Nutrição e Dietética
Técnico em Vigilância em Saúde
Duração: 3 anos
Período: Integral (matutino e vespertino)
Nº de Vagas: 30 vagas anuais (por curso)
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Este curso é destinado àqueles que concluíram o Ensino Fundamental, com mais de 18 anos e que, por quaisquer motivos, não ingressaram ou não concluíram o Ensino Médio. As vagas são preenchidas por meio de processo seletivo interno que consiste em três etapas: palestra, de caráter eliminatório; entrevista, de caráter classificatório e sorteio, quando o número de aprovados na segunda etapa for superior ao número de vagas ofertadas.
Duração: 3 anos
Período: Noturno (Segunda a Sexta) e Matutino (Sábado)
Nº de Vagas: 30 vagas anuais
Todos os cursos superiores do IFG são gratuitos. Atualmente, o Câmpus Goiânia Oeste oferta somente um curso superior:
Licenciatura em Pedagogia
O Curso
O curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste tem como objetivo a formação de pedagogos sociais aptos a atuarem em diversos contextos educativos, com um forte compromisso com a qualidade educacional, a inclusão social e a inovação pedagógica. Com foco na integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Veja aqui mais informações sobre o curso Licenciatura em Pedagogia no Guia de Cursos do IFG
Duração: 4 anos
Período: Noturno (Segunda a Sexta) e Matutino (Sábado)
Nº de Vagas: 30 vagas semestrais
Perfil do Egresso.
O pedagogo formado no Câmpus Goiânia Oeste terá uma atuação reflexiva, crítica e ética, capaz de atuar tanto no ensino formal quanto em contextos de educação não formal. Sua atuação se dá em ambientes diversos para além da escola tradicional. O pedagogo social tem um papel central em projetos de inclusão e cidadania, trabalhando com populações em situação de vulnerabilidade e desenvolvendo práticas educativas que buscam a emancipação social e a justiça social.
Corpo Docente
O corpo docente do curso é composto por profissionais altamente qualificados, com sólida formação acadêmica e ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão. Os professores e professoras se destacam pelo compromisso com a qualidade do ensino, utilizando metodologias inovadoras que incentivam a participação ativa dos alunos e a construção coletiva do conhecimento.
Além disso, o corpo docente está fortemente envolvido em pesquisas educacionais e projetos de extensão, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Os professores do curso possuem também uma vasta experiência na formação continuada e capacitação docente, participando regularmente de cursos, congressos e workshops, que garantem a atualização constante em tendências pedagógicas e tecnologias educacionais.
Essa dedicação e excelência no ensino garantem um ambiente acadêmico dinâmico e colaborativo, essencial para a formação crítica e reflexiva dos futuros pedagogos.
Formas de Ingresso
ENEM: Desde 2016, o ingresso passou a ser realizado por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Portadores de Diploma: Para portadores de diploma, as instituições de ensino superior oferecem vagas específicas. Esses candidatos são selecionados através de editais, que especificam os critérios e procedimentos necessários para a inscrição e admissão.
Transferência Interna: É destinada aos estudantes que desejam mudar de curso dentro da mesma instituição.
Transferência Externa: Refere-se à admissão de estudantes provenientes de outras instituições de ensino superior.
Mudança de Curso: A mudança de curso é uma opção oferecida aos estudantes que desejam alterar seu curso de graduação dentro da mesma instituição.
Estrutura do Curso
O curso está estruturado para oferecer uma formação sólida, crítica e inovadora. Organizado em módulos semestrais, o currículo do curso integra disciplinas teóricas e práticas que cobrem áreas fundamentais da educação, como didática, psicologia da educação, história da educação, e gestão escolar. O curso também contempla atividades práticas por meio dos Estágios Curriculares Obrigatórios, que conectam os alunos diretamente ao ambiente escolar desde os primeiros semestres.
A estrutura do curso é pensada para promover uma integração entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando a participação dos estudantes em projetos que atuam diretamente com a rede pública de ensino e a comunidade local. Além disso, o curso conta com disciplinas voltadas para o uso de tecnologias educacionais, e a formação do pedagogo social, possibilitando aos alunos um conhecimento abrangente para atuarem tanto na sala de aula quanto em outros espaços educativos.
Essa estrutura curricular permite que os futuros pedagogos desenvolvam uma formação ampla, voltada para a prática pedagógica inovadora e a transformação social.
- PPC do Curso
- Grade Curricular
- Estágio Curricular Supervisionado
- Prática como Componente Curricular
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Atividades Complementares
Laboratórios
O curso conta com dois laboratórios essenciais para a formação prática e o desenvolvimento pedagógico dos estudantes:
Laboratório de Ensino: Este espaço é voltado para a prática pedagógica e a experimentação de metodologias de ensino inovadoras. O laboratório possibilita o desenvolvimento de atividades que integram teoria e prática, permitindo que os futuros pedagogos testem e aprimorem suas abordagens didáticas em um ambiente controlado e dinâmico. O laboratório contribui significativamente para o aprimoramento das habilidades de planejamento e execução de estratégias pedagógicas.
Espaço Lúdico de Aprendizagem e Desenvolvimento: Focado no desenvolvimento de atividades pedagógicas relacionadas ao brincar e ao lúdico, este laboratório oferece aos estudantes ferramentas e recursos para a criação de materiais que estimulam a aprendizagem através do jogo e da interação. Ele é especialmente importante para a formação de pedagogos capazes de trabalhar com a educação infantil e séries iniciais, proporcionando um espaço onde podem ser desenvolvidos projetos que valorizam o lúdico como elemento central no processo de ensino-aprendizagem.
Esses laboratórios desempenham um papel fundamental na preparação dos estudantes, oferecendo ambientes que promovem a prática pedagógica, a inovação e o uso de novas tecnologias educacionais.
O Exame
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste, pois foi definido no Enade de 2024 que os cursos de Licenciatura serão avaliados todos os anos, juntamente com os cursos de cada ciclo avaliativo.
DATAS IMPORTANTES
Preenchimento do Questionário do Estudante |
Estudantes (AP) |
03 de fevereiro a 27 de junho de 2025 |
Preenchimento do Questionário de Avaliação Prática pelo Estudante |
Estudante (AP) |
03 de fevereiro a 27 de junho de 2025 |
Cadastro no Sistema Enade e preenchimento do questionário do estudante
Todos/as os/as estudantes concluintes habilitados/as devem realizar o preenchimento do cadastro no Sistema Enade. O período para essa ação teve início no dia 03 de fevereiro e vai até o dia 27 de junho. Além do cadastro, o estudante deve preencher o Questionário do Estudante no mesmo período. O questionário é obrigatório e essencial para a realização do exame. O preenchimento do cadastro deve ser feito no site oficial do Enade. Antes de iniciar, o estudante deve criar uma senha de acesso no Portal gov.br.
É crucial que o estudante preencha o cadastro com informações corretas e atualizadas. Dados como CPF e e-mail devem ser verificados e, se necessário, atualizados juntamente à Receita Federal antes do preenchimento. A responsabilidade por inserir as informações corretamente é inteiramente do estudante. Qualquer dado falso ou inexato poderá resultar na eliminação do exame.
Após o preenchimento do cadastro, é importante que o estudante acompanhe a sua inscrição e todos os passos subsequentes através do Sistema Enade.
Garantir que todas as etapas sejam concluídas corretamente é essencial para a participação no exame.
1º Passo: Acesse o link: http://enade.inep.gov.br e clique em “Entrar no Sistema Enade”:
2º Passo: Escolhe a opção “Acessar como estudante”:
3º Passo: Você será direcionado para a tela do gov.br. Digite seu CPF e clique em avançar.
Avaliação da Prática para Cursos de Licenciatura
O Enade 2025 trouxe uma inovação significativa para os cursos de licenciatura: a Avaliação da Prática (AP). Esta iniciativa tem como objetivo aprimorar a avaliação das competências e habilidades práticas desenvolvidas pelos estudantes durante os estágios supervisionados obrigatórios realizados em instituições de Educação Básica.
O que é a Avaliação da Prática (AP)
A Avaliação da Prática tem por finalidade verificar os conhecimentos, competências e habilidades práticas dos discentes no exercício da regência de classe. Cada estudante será inscrito na AP uma única vez durante a graduação, no período em que estiver realizando a sua regência.
A Avaliação da Prática (AP) do Enade das Licenciaturas contará com a participação de três atores distintos:
- Estudante;
- Supervisor de estágio (docente da educação básica);
- Orientador de estágio da instituição de educação superior.
Preenchimento questionários
A AP será feita durante os estágios supervisionados obrigatórios, em escolas de educação básica (públicas ou privadas), no período em que o estudante de licenciatura assume a regência de classe, sob a supervisão do professor de educação básica.
Durante esse período, os três atores envolvidos responderão a questionários pelo Sistema Enade, nos quais prestarão informações pertinentes à AP, inclusive sobre a realização de uma aula pelo estudante, que será observada e avaliada pelo supervisor.
Os coordenadores de curso deverão:
- Verificar a elegibilidade dos estudantes que estarão em regência de classe durante o período de inscrições.
Orientar os discentes quanto ao preenchimento obrigatório dos seguintes instrumentos no Sistema ENADE:
Questionário do Estudante
Questionário de Avaliação da Prática (AP)
Os estudantes deverão:
- Definir a data da aula de regência, que deve ter duração mínima de uma hora e ser previamente acordada com o supervisor de estágio.
Registrar o plano de aula no Sistema ENADE e entregar uma cópia ao supervisor antes da realização da aula.
Ministrar a aula, que será avaliada pelo supervisor de estágio conforme as diretrizes estabelecidas pelo ENADE.
Funções dos Supervisores e Orientadores de Estágio
Supervisor de Estágio (docente da escola de Educação Básica):
- Avaliar a aula ministrada pelo estudante, utilizando o plano de aula registrado como referência.
Preencher o instrumento de Avaliação da Prática no Sistema ENADE em até 10 dias após a aula.
Orientador de Estágio (docente da instituição de ensino superior):
- Preencher um questionário acerca das condições de realização e das contribuições do estágio supervisionado para o percurso formativo do estudante.
Importante: Todos os envolvidos deverão realizar uma capacitação on-line disponibilizada pelo Inep.
Importância da Avaliação da Prática
A regularidade dos estudantes habilitados à Avaliação da Prática será conferida por meio da:
- Efetivação da inscrição;
Preenchimento completo dos questionários obrigatórios;
Realização da aula de regência, com avaliação pelo supervisor.
A Avaliação da Prática representa uma etapa essencial para a coleta de informações sobre as condições de formação docente e a vivência prática no estágio supervisionado.
Manual_funcionalidades_perfil_estudante_3.pdf
Manual de funcionalidades da Avaliação da Prática - Supervisor
Manual de funcionalidades da Avaliação da Prática - Orientador
Quem “faz” a Prova Teórica?
Os estudantes concluintes dos cursos avaliados no Enade 2024, devidamente inscritos pelas coordenações de curso. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, estes não participam da prova. A sua regularidade é atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso. Já os/as estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o Questionário do estudante, dentro dos prazos exigidos. Ou seja, os estudantes aptos devem preencher o cadastro e o "Questionário do Estudante", presente no site do Enade, para poderem fazer a Avaliação Teórica.
A prova do Enade, é destinada a avaliar o rendimento acadêmico de concluintes dos cursos de graduação, está agendada para 24 de novembro. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Aplicação da Prova Teórica
A prova do ENADE 2025, para os alunos concluintes, ainda não tem data oficial definida. No entanto, é comum que o exame seja aplicado em novembro. Para saber com precisão a data, é importante acompanhar os canais oficiais do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do Ministério da Educação (MEC).