Estágio Curricular Supervisionado

Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 18h10 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 16h02

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um requisito obrigatório dos cursos de Licenciatura, cuja carga horária total, no IFG/Câmpus Goiânia Oeste, corresponde a 432 horas. Esta é dividida em quatro etapas a partir do início da segunda metade do curso, conforme estabelecido pela legislação educacional vigente, e segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP, Nº 1/2006).

IV. estágio curricular a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não-escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:
a) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, prioritariamente;
b) nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
c) na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar;
d) na Educação de Jovens e Adultos;
e) na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
f) em reuniões de formação pedagógica (BRASIL, 2006, p.5).

Trata-se, portanto, de uma disciplina teórico-prática fundamental para a formação e atuação profissional docente. Este estágio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG/Câmpus Goiânia Oeste, curso de Licenciatura em Pedagogia, será realizado a partir da Proposta de Estágio como pesquisa . Esta proposta esta fundamentada na concepção que a escola-campo é um locus de investigação no qual os objetos são constituídos por meio da indagação, questionamento; da busca e coleta de dados; observação, atuação; elaboração, registro e análise, teórico-prática, da problemática suscitada neste âmbito de pesquisa.

1. Da natureza dos Estágios curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia