Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h55 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 19h35

Pesquisa e Pós-graduação

 

Pós-Graduação

Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional?

Segundo a Capes, “Mestrado Profissional responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo Mestrado Acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.”

 


Quem deve entregar o relatório de atividades de pós-graduação? Quando isso deve ser feito e como deve ser elaborado?

Os servidores licenciados (afastados) para mestrado, doutorado e estágio de pós-doutorado, bem como bolsistas do Programa Institucional de Qualificação de Servidores (PIQs). Estes devem apresentar, do início do afastamento até a conclusão do seu curso, o relatório semestral a ser enviado, exclusivamente via eletrônica,  à Diretoria de Pós-Graduação até o final dos meses de fevereiro e agosto. Os seguintes documentos devem ser juntados ao relatório:

  • Histórico escolar;
  • Comprovante de matrícula;
  • Formulário de avaliação, em caso de servidor docente

Acesse aqui os formulários. 

 


 

Centro de Inovação Tecnológica (Cite/IFG)

Qual setor do IFG é responsável pelas patentes e registros?

O Centro de Inovação Tecnológica (Cite/IFG), situado na Reitoria do IFG. Nos câmpus, a Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex) é o elo entre o pesquisador/inventor/empresa e o Cite/IFG.

 


Quando entrar em contato?

Assim que uma invenção for identificada e antes de sua publicação em qualquer meio. O contato pode ser realizado, também, antes do início das pesquisa. A equipe do Cite/IFG irá ajudá-lo com assuntos como demandas do mercado, fontes de financiamento, parceiros estratégicos, patentes e outros métodos de proteção, desenvolvimento de startups, políticas e procedimentos do IFG, e muito mais.

  


Minha pesquisa será financiada. Quais são os direitos do financiador?

O financiador ou parceiro em uma pesquisa terá o direito de ser cotitular nos resultados gerados, incluindo nas propriedades intelectuais. O percentual de cada parte deve ser embasado nas contrapartidas apresentadas no convênio de pesquisa. Além disso, o parceiro terá a preferência por licenciar a tecnologia e poderá firmar um acordo com exclusividade.

 


Editora IFG

A editora produz quais tipos de publicações?

Ela se concentra na publicação de livros resultantes de dissertações e teses, produções por demanda institucional, cadernos e revistas.

 


Como faço para publicar um livro?

A submissão de propostas de livro é realizada por dois meios: 1) edital específico para a publicação de livros resultantes de dissertações e teses, no qual constam as regras de submissão; 2) projeto de publicação por demanda institucional.

 


Como faço para publicar nas revistas e nos cadernos da editora?

A publicação nas revistas acontece por meio das chamadas públicas divulgadas nos sítios eletrônicos específicos. No momento, publica a revista Tecnia, disponível em: revistas.ifg.edu.br/tecnia. A publicação nos cadernos, por sua vez, acontece por meio de seleção de trabalhos realizada por comissão específica. Atualmente, a editora mantém dois cadernos: Em.formação: cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG e Cognoscere: cadernos temáticos do IFG.

 


Publica livros didáticos?

Não publica livros didáticos, em razão do alto grau de complexidade gráfico-editorial desse tipo de publicação e da elevada tiragem demandada.

 


Publica livros literários?

Por definição de sua política editorial, a Editora IFG, no momento, concentra sua atuação em publicações científico-acadêmicas.

 


Qual é o prazo para a produção editorial de um livro?

O prazo é estabelecido conforme a complexidade da obra a ser publicada. Atualmente, a editora define, em seus editais, o prazo máximo de 12 meses para a publicação de livros com até 250 páginas. Esse prazo é contado a partir da divulgação do resultado final da avaliação das propostas recebidas. As produções por demanda institucional seguem cronograma específico.

 


O que o autor recebe pela cessão de direitos autorais?

O autor receberá da editora, pela cessão de direitos autorais da obra que será publicada, 10% da tiragem em exemplares de cada edição ou reimpressão.

 


Como são avaliadas as propostas submetidas à Editora IFG?

No caso das propostas de livros resultantes de dissertações e teses, a avaliação das propostas submetidas à editora será realizada por dois avaliadores, conforme critérios estabelecidos em edital específico. Aplica-se a avaliação cega, cumprida por pares. A classificação das propostas se dará em ordem decrescente da pontuação obtida pela média aritmética das notas dos avaliadores. No caso dos cadernos, a avaliação será feita por comissão específica. No caso dos livros por demanda institucional, a avaliação será feita pela editora, conforme os critérios estipulados no regulamento específico.

 

 


Sistema Integrado de Bibliotecas

 

Como faço login no terminal web do Sophia?

  • Se você é estudante: clique em “login” e em seguida coloque o seu nº de matrícula  e sua senha;
  • Se você é servidor: clique em “login” coloque sua matrícula SIAPE e sua senha.
  • Caso nunca tenha acessado os serviços  pelo IFG-ID,  será necessário definir sua senha. Para isto, seguir procedimentos desta página: http://www.ifg.edu.br/dti/ifg-id#reiniciar-senha
  • Após acessar o site demonstrado acima, clique no link solicitação de mudança de senha; informe sua matrícula e CPF, insira o código de segurança da imagem; ao término do processo um link de definição de nova senha será enviado para seu e-mail cadastrado; a senha deve ter no mínimo 8 dígitos com pelo menos 3 das seguintes características: uma maiúscula; uma minúscula; uma numérica e um caracter especial. A senha cadastrada será a mesma para acessar o Sophia (https://biblioteca.ifg.edu.br/)  

 


Como faço renovação de empréstimo através do terminal web do Sophia?

  • Clique em circulação/renovação;
  • Selecione o título a ser renovado;
  • Clique em renovar “item selecionado”;
  • Após renovação, um e-mail lhe será enviado confirmando o processo.

 


Como faço reserva pelo terminal web do Sophia?

  • Acesse o site https://biblioteca.ifg.edu.br e faça a busca na página principal do terminal web do Sophia; 
  • Após localizar o item procurado clique em “reserva”, preencha o campo de login e senha para ter acesso ao serviço pelo terminal web;
  • Após executar o login/senha, a reserva será efetuada automaticamente;
  • Após efetuar a reserva, um e-mail será lhe enviado confirmando o processo.
Fim do conteúdo da página