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Eleições DAA 2023

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h51 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 14h23

Nesta página você poderá acompanhar todas as publicações relacionadas à Eleição para a Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas em 2023. 

O Departamento de Áreas Acadêmicas é a instância do Câmpus da qual partem atividades científicas, pedagógicas e de gestão. Ela é responsável pela oferta de   cursos e disciplinas no âmbito de suas áreas de conhecimento. 

A Chefia de Departamento é eleita para um mandato de dois anos e tem por atribuições:

  • Convocar e presidir o Colegiado do Departamento de Áreas Acadêmicas e o Conselho Departamental;
  • Dirigir, orientar, avaliar e propor ajustes na oferta dos cursos, nos diversos níveis e modalidades da educação profissional do Departamento;
  • Dirigir, orientar, avaliar e propor ajustes no desenvolvimento de programas e projetos de ensino pesquisa e extensão realizados pelo Departamento;
  • Coordenar a elaboração e execução do Planejamento Pedagógico Institucional, no âmbito do Departamento, conforme previsto no calendário acadêmico, sob a orientação da Proen;
  • Coordenar abertura do semestre letivo junto às turmas e cursos e o planejamento e desenvolvimento das atividades propostas pelo Departamento, ao longo de cada semestre;
  • Acompanhar e controlar a execução das atividades acadêmicas dos estudantes, as atividades de docência, a execução dos planos e programas de ensino, pesquisa e extensão e atividades administrativas, no âmbito do Departamento, observando os estatutos, regimentos, as orientações da Diretoria-Geral do câmpus e da Reitoria e as deliberações do Conselho Superior;
  • Propor e desenvolver procedimentos de registro e atualização de dados referentes às atividades acadêmicas e administrativas do Departamento;
  • Responsabilizar-se pela elaboração dos horários das turmas e disciplinas, identificando e solucionando questões de remanejamento de carga horária docente, observando a melhor orientação pedagógica e o cumprimento das orientações quanto à jornada de trabalho dos servidores;
  • Coordenar a atuação profissional e participar do diagnóstico de demandas para atualização do quadro de servidores do Departamento, propondo ações de capacitação e qualificação de servidores, a partir das políticas e programas institucionais implementados pela PRODIRH;
  • Emitir parecer sobre solicitação de afastamento e de licença para capacitação de docentes e técnico-administrativos, observando as políticas e regulamentos institucionais e apontando os seus desdobramentos sobre o trabalho do Departamento;
  • Fazer a mediação nas questões de relações interpessoais e de trabalho;
  • Conduzir, elaborar relatórios e dar encaminhamentos dentro das competências estabelecidas por este Regimento Geral, aos extraídos das reuniões de pais e professores;
  • Elaborar, conjuntamente com as instâncias de gestão do Departamento, e submeter à aprovação do Conselho Departamental, o Planejamento Anual de Atividades, observando o cumprimento do PDI e Termo de acordo de Metas e compromissos estabelecido para o IFG;
  • Organizar e dirigir as reuniões com pais e professores, assegurando o registro das intervenções e deliberações e viabilizando junto aos órgãos competentes os respectivos encaminhamentos;
  • Subsidiar com as informações necessárias para o preenchimento do Censo da Educação Superior/INEP/MEC;
  • Participar da elaboração do calendário acadêmico do Câmpus, com a colaboração da comunidade acadêmica, garantido o cumprimento dos dias letivos e carga horária nos termos da legislação vigente;
  • Acompanhar os processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
  • Cadastrar no SISTEC as matrículas de alunos ingressantes nos ciclos de matrículas dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, regulares e presenciais;
  • Elaborar e submeter à aprovação do Conselho Departamental, proposta de Planejamento da Execução Orçamentária do Departamento de Áreas Acadêmicas, em conformidade com as orientações da Diretoria de Administração do Câmpus, com o Plano Orçamentário Anual, apresentado pela Proad, e com o PDI;
  • Elaborar, submeter à aprovação do Conselho Departamental e implementar o Plano de Gestão das Atividades do Departamento, em consonância com as políticas institucionais apresentadas pela Reitoria e aprovadas pelo Conselho Superior do IFG;
  • Elaborar e enviar à Diretoria-Geral, ao final de cada exercício, o relatório anual de atividades desenvolvidas no âmbito do Departamento;
  • Desenvolver outras atividades delegadas pela Diretoria-Geral do Câmpus.

 

PUBLICAÇÕES

COMUNICADO - Resultado Final da Eleição

COMUNICADO - Resultado Preliminar da Eleição

Memorando 150/2023 - Convocação para Eleição 

Lista Oficial das Candidaturas Homologadas - Chefe de Áreas Acadêmicas

Lista Oficial de Candidaturas - Processo Eleitoral de Chefia de Áreas Acadêmicas

Lista Preliminar das Candidaturas Homologadas - Chefia de Áreas Acadêmicas

Lista Oficial dos Membros que compõem o Colegiado de Áreas Acadêmicas

Lista de Membros que compõem o Colegiado de Áreas Acadêmicas

COMUNICADO - Impossibilidade de publicação da Lista de Colegiados

Circular nº 103/2023 - Retificação do Cronograma da Circular nº 100/2023

Circular nº 100/2023 - Cronograma de Atividades do Processo Eleitoral

Portaria 2115/2023 - Regulamenta o processo de eleição da Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas

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