Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Encontro de Culturas Negras

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 09h17 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 13h23

O Encontro de Culturas Negras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás é um evento anual, iniciado em 2013, que se estabelece enquanto espaço institucional para a culminância, o aprofundamento do debate e a socialização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, das políticas de acesso docente, administrativo e discente, bem como das políticas de comunicação e permanência estudantil no que se refere às questões da igualdade racial em educação institucionalizada no IFG. O evento é parte da celebração do Dia Nacional da Consciência Negra e tem uma programação variada, que incluiu atividades acadêmicas e culturais.
Da programação acadêmica fazem parte: conferências, mesas de diálogos, rodas de conversas, comunicações coordenadas e oficinas. Já a programação cultural conta com mostra de cinema afro, feira multicultural, teatro, shows musicais e apresentações de grupos da cultura negra e regional. Todas as atividades do Encontro de Culturas Negras são abertas ao público e gratuitas. Concomitante ao Encontro, ocorre o Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que visa potencializar a produção científica (ensino-pesquisa-extensão) abarcando questões africanas e afrodescendência, de raça e antirracismo, bem como diversidade étnico-racial no Brasil e no mundo. Os eventos integram as estratégias de atuação da política de promoção da igualdade étnico-racial no intuito de transcender o ambiente institucional.

Objetivo: Promover um espaço de reflexão crítica e de fortalecimento da Política de Igualdade Racial no Instituto Federal de Goiás.

Público-alvo: Comunidade acadêmica do IFG e público externo, especialmente as lideranças comunitárias, mestres de saberes populares e afro-centrados, membros de comunidades tradicionais, educadores populares, professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos. 

Política Institucional: Política de Promoção da Igualdade Racial do IFG. 

 

 

 Encontro de Culturas Negras - 2023

Edital Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais 

Comunicado ECN 2023 - Trabalhos Aprovados

Programação V Encontro de Culturas Negras - Inscrições a partir do dia 24/11

Fim do conteúdo da página