Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes da Instituição

Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 08h34 | Última atualização em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 09h31

Perguntas da sociedade

 

- O que é o IFG?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instituição de ensino que atua na educação superior, básica e profissional, com maior ênfase na educação profissional.

O IFG foi criado a partir da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em uma nova autarquia federal, em 2008, com mais autonomia administrativa e pedagógica.

Ele é uma instituição centenária, que mudou de nome ao longo do tempo em razão das mudanças nas suas atribuições. Já se chamou Escola Técnica Federal de Goiás, Escola Técnica Federal de Goiânia e, na época da sua criação, em 1909, Escola de Aprendizes Artífices.

 

- Onde o IFG funciona?

O IFG é uma instituição de ensino que tem vários câmpus. Atualmente, são 14 câmpus em funcionamento, localizados nas cidades de Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

A Reitoria, que é a administração central do IFG, está sediada à Avenida C-198, número 500, Jardim América, Goiânia (GO).

CEP: 74270-040

.

CÂMPUS

 

- Quais os cursos que o IFG oferece?

Todos os cursos disponíveis estão no Guia de Cursos.

 

- Os cursos do IFG são pagos?

O IFG é uma instituição pública de ensino e todos os seus cursos são gratuitos.

 

- O que é um curso técnico integrado?

Curso técnico integrado ao ensino médio é o curso que contempla, ao mesmo tempo, a formação de nível médio e profissional. O estudante obtém o certificado de conclusão do ensino médio e também a certidão de formação profissional, de nível técnico, na área do curso.

Para fazer um curso técnico integrado ao ensino médio o estudante deve ter concluído o ensino fundamental (9º ano).

 

- O que é um curso técnico subsequente?

Curso técnico subsequente ao ensino médio é o curso de formação profissional em nível técnico, ofertado a estudantes que já concluíram o ensino médio. Como o curso destina-se somente à formação profissional, sua duração é de 2 anos.

 

- Qual a diferença entre o técnico integrado e o técnico subsequente?

O curso técnico integrado ao ensino médio possibilita ao estudante concluir o ensino médio e, ao mesmo tempo, obter uma formação profissional de nível técnico.

Já o curso técnico subsequente possibilita ao estudante que já concluiu o ensino médio obter uma formação profissional de nível técnico.

 

Perguntas de alunos do IFG

 

- É preciso usar uniforme e ter carteirinha para entrar nos câmpus do IFG?

Não. O IFG não adota o uso de uniforme. A carteirinha é de uso obrigatório dentro dos espaços internos dos câmpus, como biblioteca e refeitório. Sobre a carteirinha, as informações podem ser obtidas no documento de normas e procedimentos.

 

- Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?

O IFG fornece os livros didáticos para seus alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio.

 

- Quais auxílios a que o estudante do IFG tem direito?

Dentro do Programa de Assistência ao Estudante do IFG, o aluno pode receber os auxílios: alimentação, transporte e/ou permanência.

O Programa de Assistência ao Estudante é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

 

- Como obter o auxílio estudantil?

O aluno deve acompanhar a publicação dos editais pelo Portal do IFG, na página da Proex. Lá constam as informações e editais de todos os câmpus.

 

- Qualquer aluno do IFG pode participar das Olimpíadas Estudantis?

Sim. Qualquer aluno do IFG poderá participar das Olimpíadas Estudantis.

 

- Quais os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFG?

O IFG possui o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/IFG). Cada câmpus do IFG tem a sua biblioteca física. A consulta local e on-line aos acervos é livre e pode ser feita também pela comunidade externa.

Para seus alunos e servidores, as bibliotecas dos câmpus do IFG fazem empréstimos de obras que integram os acervos.

O aluno do IFG deve acessar a página eletrônica do SIB (https://biblioteca.ifg.edu.br) para obter mais informações sobre prazo de devolução das obras e limite de material para empréstimo.

O Sophia possui também a versão Mobile, para atendimento de dispositivos móveis. Ele é compatível com as plataformas Apple Ios, Android e Windows Phone. Com essa funcionalidade será possível realizar pesquisas, avaliação das obras, reservas e renovações de acervo diretamente do aparelho móvel, sem a necessidade de instalação de aplicativos.

 

- Quando é feita a renovação da matrícula?

O aluno do IFG deve ficar atento ao calendário acadêmico de seu câmpus, divulgado anualmente, no qual constam as principais atividades acadêmicas e administrativas, inclusive com fixação do período de renovação de matrículas.

Os alunos também devem se atentar para as informações divulgadas pelo Portal do IFG e pelas páginas eletrônicas dos câmpus.

 

- Onde posso obter todas as informações sobre colação de grau?

As principais informações estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Ensino ou no Espaço do Aluno (http://www.ifg.edu.br/aluno). As datas referentes à colação são informadas anualmente no Calendário Acadêmico. Os prazos e toda a regulamentação sobre a colação de grau pode ser acessada por meio da Resolução nº 29, de 17 de outubro de 2016.

 

- Aluno pode ter acesso ao e-mail institucional?

Sim. É possível ter e-mail acadêmico com domínio do IFG. Todas as informações de como cadastrar e acessar o e-mail estão disponíveis na página de Serviços de Tecnologia da Informação (TI).

 

 


Fim do conteúdo da página