O PIBID

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 21h15 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 12h37

Bolsas de Iniciação à Docência

Acesse mais informações

Acesse os editais de seleção do PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFG) é fruto de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que financia bolsas em cinco modalidades:

• iniciação à docência (para estudantes de licenciatura);
  • supervisão (para professores das escolas parceiras);
  • coordenação de área (professor da licenciatura, responsável pelo subprojeto);
  • coordenação de gestão de processos educacionais (professor da licenciatura, responsável pelo acompanhamento da execução dos subprojetos);
  • coordenação institucional (professor da licenciatura, responsável pelo projeto institucional).

Este Programa tem por objetivo contribuir com a interação entre os cursos de licenciatura do IFG e as escolas públicas de Educação Básica, aumentando o nível de articulação entre eles.

Objetiva também propiciar, ao futuro professor, vivência de experiências que auxiliem o entendimento do funcionamento da realidade escolar e em escolhas futuras relacionadas às metodologias a serem utilizadas em sala de aula e no relacionamento professor-aluno. Para se candidatarem a uma bolsa Pibid, os alunos dos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição devem se inscrever no programa conforme edital publicado pela Pró-Reitoria de Ensino.

O valor mensal da bolsa de iniciação à docência é de R$ 400,00 e o da bolsa de supervisão é de R$ 765,00. As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e têm vigência de 35 meses, podendo ser prorrogadas por um período de 48 meses.

No IFG, podem ser contemplados alunos dos seguintes cursos de licenciatura:

• Química (Câmpus Uruaçu),
  • Química (Câmpus Luziânia),