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Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática PPGECM/IFG

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h08 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 12h53

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico do PPGECM/IFG está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da instituição, que define como função social do IFG a constituição de uma instituição pública, universal, gratuita, inclusiva, democrática, laica e qualitativamente referenciada, baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PDI também enfatiza a importância da verticalização e da territorialidade para atender às demandas dos arranjos produtivos e socioculturais locais e regionais. Ao priorizar a formação continuada de professores da educação básica nas áreas de ciências e matemática, o programa contribui diretamente para os objetivos do PDI, especialmente no que diz respeito à promoção da educação, ciência e tecnologia, à geração de inovação e ao desenvolvimento humano.

No Plano Estratégico do PPGECM, pautado nas orientações da PROPPG/IFG, elaboradas em 2020, estão explicitadas ações relacionadas à gestão, à melhoria da infraestrutura, à qualificação da formação dos alunos e à melhoria da produção intelectual, bem como ações associadas à busca de recursos e intercâmbios regionais, nacionais e internacionais. Essas ações estão em consonância com as metas do PDI, que incluem a realização de pesquisas, o desenvolvimento de atividades de extensão e a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. O PPGECM busca consolidar-se como uma referência de formação continuada de professores na Região Centro-Oeste, promovendo a interação com as redes públicas de ensino e atendendo às exigências da área de ensino da Capes.

O diálogo entre os docentes, discentes, egressos e técnico-administrativos do Programa e as reflexões sobre a avaliação é uma ação relevante para o PPGECM. Ela ocorre, tanto no âmbito da coordenação e equipe administrativa, como no âmbito do corpo docente. Para tanto, realizam-se reuniões periódicas do Conselho Pleno (coletivo de todos os docentes do PPGECM), entre as Coordenação do Programa e os discentes, planejada e realizada no início de cada semestre por turma, além de reuniões com a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, com a Direção-Geral do Câmpus Jataí, com a PROPPG, entre outros.

Em 2020 definiu-se no PPGECM/IFG a meta de realização de um amplo debate institucional relativo à autoavaliação para a quadrienal 2021/2024. O processo iniciou-se com a criação de um grupo de trabalho para tratar o tema, no entendimento de que o corpo docente, discente, egressos e o corpo administrativo precisam participar ativamente desse processo, gerando desdobramentos que vão além do ato de avaliar e planejar, propiciando uma visão mais crítica e atuante de um programa de pós-graduação. Em 2023 constituiu-se, uma Comissão responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico e dos procedimentos de Autoavaliação do PPGECM (Circular 8/2023 REI-PROPPG/REITORIA/IFG, de 30 de maio de 2023.

Ao longo do quadriênio 2021-2024, a partir da comissão e da ação da coordenação do programa, realizou-se o levantamento de problemas, comparação com o quadriênio anterior, análise dialogada das metas estabelecidas, análise minuciosa e crítica do parecer da quadrienal passada, elaboração e análise dos questionários aplicados a todo o corpo acadêmico, realização de várias reuniões, com os docentes, discentes, técnico-administrativos, Diretoria do Câmpus, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, Diretor de Pesquisa e Inovação do IFG, Diretor de Pós-Graduação do IFG e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Nesses diálogos as questões foram levantadas, problematizadas, por meio de reflexão crítica, em constante comparação com o PDI, com vistas à melhoria da qualidade para a contribuição social, por meio da pesquisa e da produção intelectual e das ações de extensão.

 

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