Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG é destaque em Olimpíada de Inglês 2020
Olimpíada de Inglês

IFG é destaque em Olimpíada de Inglês 2020

A professora Rejane Maria Gonçalves Maia e a estudante Cibelly Aparecida Marques foram destaque na Olimpíada de Inglês 2020, que premiou ainda as professoras Raquel Araújo de Carvalho e Juliana Paula Squinca, também do IFG

Professoras de Inglês do Instituto Federal de Goiás (IFG) conquistaram as principais colocações na Olimpíada de Inglês 2020. O concurso premiou três professores por estado e, em Goiás, as três docentes reconhecidas foram Rejane Maria Gonçalves Maia e Raquel Araújo de Carvalho, ambas do Câmpus Aparecida de Goiânia, e Juliana Paula Squinca, do Câmpus Uruaçu. Elas obtiveram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. Entre os estudantes premiados, destaca-se também um nome do IFG Aparecida: Cibelly Aparecida Marques, aluna do 1º ano do curso Técnico em Alimentos. Ela obteve o 1º lugar no ranking estadual, na categoria Ensino Médio - nível Iniciante.

A premiação de professores na Olimpíada de Inglês é conferida a partir do desempenho e do número de alunos inscritos. Do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, participaram sete turmas de estudantes dos primeiros e segundos anos dos três cursos técnicos integrados ao Ensino Médio – Alimentos, Edificações e Química, além de alguns estudantes convidados dos terceiros anos – e uma turma do curso Técnico em Alimentos da modalidade  Educação de Jovens e Adultos (EJA). A professora Rejane Maia parabeniza todos os participantes pelo envolvimento na Olimpíada, tendo sido motivado pela competição ou pela vontade de aprender e se aperfeiçoar no idioma.

A estudante Cibelly Aparecida Marques conta ter gostado muito de todo o processo da Olimpíada, coroado com a premiação. “Eu achei bem legal a proposta apresentada pela professora Rejane. Foi um jeito divertido de aprender”, afirma. Cibelly diz que se interessou em especial pelos vídeos com relatos de estudantes que vivem em outros países e considera que a isenção de taxa para fazer o teste Toefl, que conquistou como parte da premiação, é uma ótima oportunidade para possíveis futuros projetos de estudo e trabalho.

Para a professora Rejane Maia, que já havia sido premiada na edição 2019 da Olimpíada, alçar a principal colocação este ano tendo professoras do IFG também nos primeiros lugares demonstra engajamento da instituição no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira de grande importância no cenário internacional. Rejane destaca que sua motivação na Olimpíada de Inglês é o envolvimento de seus alunos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira: “O que me motiva a participar da Olimpíada de Inglês não é premiação, mas sim poder proporcionar aos meus alunos uma oportunidade a mais de ter contato com a língua inglesa”, afirmou.

A Olimpíada

A OIimpíada de Inglês é um concurso cultural que tem o objetivo de incentivar o ensino da Língua Inglesa. A competição é realizada pela plataforma ChatClass, uma tecnologia de aprendizagem que funciona por whatsapp, em parceria com o Regional English Language Office (RELO) da Embaixada Americana no Brasil. Este ano, a Olimpíada de Inglês teve o tema We are the Future of Work e ocorreu de 1º de outubro a 2 de novembro, período em que os participantes realizaram atividades diárias pelo celular, envolvendo escrita, escuta e fala do idioma.

A participação na Olimpíada de Inglês é gratuita e o regulamento possibilita a inscrição de estudantes de escolas públicas e particulares que cursem nível médio ou a segunda fase do ensino fundamental. É premiado um estudante de cada fase e em cada nível (iniciante, intermediário e avançado). Os vencedores recebem medalha, curso de inglês virtual por seis meses, aulas de preparação para o Enem e isenção de taxa para realização do teste Toefl Junior em 2021. Todos os participantes recebem certificado.

Orgulho

Com a ocorrência de aulas remotas em todo o país, como medida de proteção contra o contágio pelo coronavírus, a professora Rejane Maia conta que os professores tiveram um desafio diferente: motivar, à distância, os alunos a participar da competição. A utilização do celular para as atividades das Olimpíadas deixou de ser um recurso diversificado, como havia sido notado no ano anterior com as aulas presenciais. Rejane relata ter percebido, em constante contato com professores de inglês, que o desafio foi o mesmo nos demais estados do Brasil. As dificuldades, entretanto, não tiraram da professora a alegria pelo desempenho de seus alunos: “Estou muito orgulhosa de cada aluno que participou da Olimpíada”, comemora.

Confira no link os três primeiros colocados de cada turma que participou da Olimpíada de Inglês 2020 pelo IFG - Câmpus Aparecida de Goiãnia:

Principais resultados

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia