Professores do curso de Cinema têm artigos publicados em revista portuguesa

Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 09h30 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 07h59

Um dos artigos trata da formação em audiovisual ofertada no IFG-câmpus Cidade de Goiás

uma das produções realizadas pelos estudantes "fora do eixo" do IFG-câmpus Cidade de Goiás

Os professores Renato Naves e Estevão Garcia tiveram artigos científicos publicados no 6º volume da “Revista Lusófona de Estudos Culturais”, publicada pela Universidade do Minho de Portugal. O tema da edição é “Cinema, migrações e diversidade cultural” e tem como um dos editores o gerente de pesquisa e extensão do câmpus, Renné França.

O artigo do professor Renato aborda a formação em audiovisual oferecida no IFG-câmpus Cidade de Goiás a partir de sua experiência como coordenador do bacharelado em cinema por dois anos. “O texto fala da nossa experiência pioneira no Brasil de trazer uma formação em audiovisual tão longa, incluindo o ensino médio são sete anos, além do desafio de realizar tudo isso no centro-oeste e incluir essa particularidade no projeto pedagógico do curso”. Uma das conclusões do professor é que a educação para o audiovisual é fundamental para formar cidadãos críticos capazes de enfrentar as produções hegemônicas a partir de suas vivências culturais regionais, o que ele chama de realizadores “fora do eixo”.

“Visões da América Latina em Cabezas Cortadas, de Glauber Rocha” é o tema do artigo do professor Estevão Garcia cujo objetivo é analisar o diálogo cultural do filme com o contexto da América hispânica e a ideia de identidade latino-americana.

Acesse aqui a edição completa da Revista

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás