Combate ao coronavírus

Começa a produção de álcool 70% no câmpus Cidade de Goiás

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 11h45 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h58

Os bolsistas do projeto se reuniram com a coordenação para as primeiras orientações

Da esquerda para direita: Michelly dos Santos, Thaisa Cardoso, Vanessa Carneiro e o diretor Sandro de Lima

Ontem, dia 22, os bolsistas do projeto para a produção de álcool glicerinado 70% se reuniram no laboratório de ciências do câmpus para as primeiras orientações com a professora de química do câmpus Anápolis Vanessa Carneiro, responsável técnica pela produção no IFG, e com as professoras de química do câmpus Thaisa Cardoso e Michelly dos Santos, coordenadoras locais do projeto. Foram abordados temas como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no laboratório, cuidados com higiene e distanciamento social, propriedades química do álcool e sua ação contra microrganismos, horário de trabalho de cada equipe e produção do relatório individual de trabalho.

As equipes foram divididas em cerca de 10 estudantes, de ensino médio e superior, que se revezarão em dias diferentes de trabalho sob a orientação das coordenadoras e do professor de biologia do câmpus Cristiano José da Silva. Na próxima segunda-feira, dia 28, inicia-se o exercício da primeira equipe. A dinâmica de trabalho foi pensada com o intuito de respeitar os protocolos de segurança do laboratório e as orientações para prevenção ao coronavírus.

A professora Vanessa ressaltou a importância da participação e da conscientização de cada estudante no processo. “O projeto não é só acadêmico mas também social, além do conhecimento teórico de química, do contato com a prática que estimula a busca do conhecimento é um trabalho de valorização da vida pois nesse momento atípico de pandemia sabemos das nossas limitações e agimos dentro da dimensão de nossas possibilidades, contribuir com a produção de álcool é um jeito de focar no hoje, no que está a nosso alcance de fazer, pois para muitas pessoas o acesso a esse produto não é uma coisa fácil”. Ela também pediu que cada estudante fosse responsável pelas informações que propagam, pedindo responsabilidade e tolerância nas relações familiares e sociais.

O diretor-geral do câmpus Sandro de Lima agradeceu a participação e a disposição dos estudantes de contribuírem no projeto social que “estimula a responsabilidade social de cada um de nós e da nossa instituição diante da sociedade. A contingência desse momento único na história da humanidade nos mostra como é evidente a necessidade de alimentarmos relações fraternas entre nós para a manutenção da vida em nosso planeta”.

A expectativa é que sejam produzidos cerca de 3.500 litros de álcool glicerinado 70% para a distribuição no município. A gerência de pesquisa (Gepex) junto à gestão do câmpus está discutindo alternativas e parcerias para a distribuição do produto.

Produção de álcool no IFG

Diante da crise de saúde pública instaurada no Brasil e no mundo decorrente da propagação do coronavírus (COVID-19), o IFG iniciou uma mobilização nos câmpus pelo desenvolvimento do projeto de Produção de Saneantes a ser distribuído à comunidade mais vulnerável, como um reforço aos cuidados higiene pessoal. O principal foco da instituição é a disponibilização de sua estrutura física de laboratórios e da capacidade técnica de seu quadro de pessoal para contribuir com a sociedade no enfrentamento da pandemia.

A produção de álcool glicerinado 70%, álcool em gel, de equipamentos de proteção como máscaras e protetores faciais, além de parcerias para o reparo de respiradores ocorrem nos diversos câmpus do IFG desde o início da pandemia.

Acesse aqui para saber mais sobre as ações

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás