IFG Aparecida busca sugestões da comunidade aparecidense para ações de extensão

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 11h11 | Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 11h11

Sugestões da comunidade externa, representada por associações, organizações e grupos, podem ser apresentadas em formulário para integrar o Plano Local de Extensão

Prazo Prorrogado até 18 de fevereiro

Formulário para Sugestões da comunidade externa

O Comitê Local de Extensão do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está buscando sugestões da comunidade aparecidense para a realização de ações de interesse da sociedade civil organizada da região de Aparecida. Moradores, estudantes e trabalhadores de Aparecida de Goiânia, representados por suas associações, organizações e grupos, podem apresentar suas demandas e interesses em formulário para integrar o Plano Local de Extensão (PLE) que está em construção. Sugestões como cursos de curta duração, eventos, projetos e outras podem ser feitas no formulário, que foi prorrogado até dia 18 de fevereiro.

O Plano Local de Extensão é um documento que visa à construção e à consolidação de uma rede de atuação do IFG Aparecida que possa impactar na articulação do câmpus junto à comunidade do município. Conforme destacado na abertura do formulário, a Extensão é uma forma de materializar a comunicação do IFG com a sociedade, para a construção de um mundo com mais acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento educacional nas suas mais diferentes formas.

Desse modo, o Instituto Federal de Goiás constitui-se como espaço de encontro entre os mais diversos saberes. É um lugar que agrega e possibilita a existência do conhecimento que transforma e vai além dos muros da instituição. A manifestação da comunidade é fundamental para que o IFG Aparecida construa ações de extensão que dialoguem diretamente com as necessidades da comunidade aparecidense.

Etapas

As ações sugeridas no levantamento serão confrontadas com o diagnóstico de território que está sendo elaborado pelo Comitê Local de Extensão e que integra a primeira etapa do trabalho, conforme metodologia proposta pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG. A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, informa que o Plano Local de Extensão será elaborado a partir de três etapas:

ETAPA 1: DIAGNÓSTICO - Essa etapa está subdividida em três partes: a) realização do mapeamento e avaliação do perfil da oferta de ações de extensão do câmpus; b) realização do levantamento das demandas do território; c) levantamento das possibilidades de atendimento (Mapa de Possibilidades de Oferta de ações de extensão);

ETAPA 2: DIRETRIZES LOCAIS PARA OFERTA DE EXTENSÃO NO CÂMPUS – Etapa que vai definir diretrizes/parâmetros para a proposição de ofertas de ações de extensão, para acompanhamento e avaliação;

ETAPA 3: PLANEJAMENTO – Etapa de elaboração de Plano de Oferta das Ações Extensão do Câmpus para o período de agosto de 2022 a agosto de 2024.

Servidores

Sugestões de servidores já foram solicitadas e ainda podem ser encaminhadas via formulário específico para servidores. Os alunos do IFG Aparecida também vão participar.

Comunidade Externa

Formulário para sugestões da comunidade de Aparecida de Goiânia

(Sugestões de moradores, estudantes e trabalhadores, representados por associações, organizações e grupos):

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia