EXPO ALIMENTOS

I Expo EJA Alimentos movimenta o IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 16h45 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 17h46

Alimentos doces e salgados puderam ser apreciados por um público bastante diverso, que não se furtou a repetir as degustações depois de perceber a qualidade dos produtos.

No último sábado (06), cerca de 200 pessoas, da comunidade interna do IFG e do município de Aparecida de Goiânia, puderam conhecer um pouco mais do trabalho que é feito pelo curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos. No pátio do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia foi realizada a I Expo EJA Alimentos com o tema: “Empreendedorismo e Inovação: da ideia ao primeiro passo”.

O evento foi pensado e produzido pelas professoras Glaucia Rosalina Machado Vieira, Lilian Laurência Leite e Priscilla Prates de Almeida. Os produtos alimentícios apresentados ao público foram elaborados pelos/as estudantes do sexto período do curso técnico em Alimentos, portanto concluintes, e foram pensados para atender a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, obesidade, colesterol alto e diabetes. O projeto foi patrocinado pela Casa do Pica-Pau, que também esteve presente no evento, expondo equipamentos para indústria alimentícia.

Aline Gonçalves, Delma Miranda, Edivaldo Alves, Helenildes Oliveira, Ivone Aparecida, Maria Aparecida Belchior, Polyana Pereira e Welciane Sousa foram os estudantes expositores. Suas criações passaram pela degustação e análise sensorial das pessoas presentes, entre familiares, amigos, visitantes, professores e alunos do IFG Aparecida de Goiânia. Cada pessoa teve a oportunidade de provar e avaliar as seguintes criações:

- Doce de banana e cacau 70% tipo brigadeiro, para pessoas com diabetes;
- Creme de inhame tipo requeijão cremoso sabor atum, para pessoas com colesterol alto (hipercolesterolemia);
- Mix de farinha de batata doce e farinha de beterraba para panqueca, para pessoas com obesidade;
- Torta de frango com baixo teor de sódio e massa a base de grão de bico e chuchu, para pessoas hipertensas.

Segundo as professoras, a quantidade de pessoas presentes à exposição foi uma grata surpresa, além, é claro, da qualidade dos alimentos produzidos a partir das disciplinas de "PPI VI (Práticas Profissionais Integradas)" e "Seminário VI: Empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos". De acordo com as fichas de análise de cada alimento, preenchidas de forma anônima, o público também aprovou as guloseimas. Uma reação notória, já que várias pessoas pediram para repetir a degustação.

Além da apreciação dos alimentos desenvolvidos pelos estudantes, uma das concluintes, a aluna Welciane Sousa, também ministrou uma oficina de Confeitaria para Iniciantes. As 20 vagas abertas ao público externo e interno foram preenchidas nos dois primeiros dias de inscrições.

De acordo com suas organizadoras, o projeto de extensão EXPO EJA ALIMENTOS tem o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam produtos com diferenciais competitivos e em condições de serem comercializados, além de criarem empresas fictícias, incluindo seu plano de negócios. Segundo as docentes, a formação técnica dos alunos envolve um conjunto de processos de aprendizagem teórico-práticos, e a apresentação desses produtos à comunidade constitui resultado dos conhecimentos adquiridos nos âmbitos do ensino, pesquisa e inovação. Sob outro aspecto, o emocional, o desenvolvimento desses projetos proporciona aos alunos a oportunidade de autodesenvolvimento, ao lidarem com as expectativas, as frustrações e os desafios do trabalho em equipe e do contato direto com a comunidade, que consome e avalia suas criações.

Veja aqui as fotos da I EXPO EJA ALIMENTOS

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia