Mobilidade Estudantil

Estudante de Ciências Sociais do IFG Anápolis se prepara para intercâmbio na Argentina

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 18h29 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h34

Dáguila Boaventura, aluna do 7º período do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis, embarca em um voo na madrugada deste sábado, 02, rumo à cidade de Mar del Plata (Argentina). A discente participará de um intercâmbio institucional na Universidade Nacional de Mar del Plata entre os meses de março e agosto de 2019. A experiência será possível graças à aprovação de Dáguila em um processo seletivo que ofertou duas vagas a estudantes de graduação do IFG para custeio de intercâmbio na Argentina e em Portugal por meio do Programa de Bolsas Iberoamericanas para Estudantes de Graduação – Santander Universidades (saiba mais sobre o programa aqui).

O programa em questão custeará praticamente  todas as despesas do intercâmbio. Já as passagens aéreas foram viabilizadas pelo IFG. O interesse de Dáguila por uma oportunidade de estudar fora do país existe desde que ingressou no Instituto. “Assim que ingressei na Instituição, perguntei ao coordenador de curso a possibilidade de intercâmbio e ele me disse que era possível. Fiquei bastante animada e com muita esperança”. Desde então, a estudante relata que diariamente acessava o site institucional do IFG para acompanhar a publicação de editais sobre a temática de seu interesse. “Ao ler o edital em que fui aprovada no ano passado percebi que me encaixava em todos os requisitos e decidi então tentar, mas confesso que fiquei insegura, pois era um edital aberto para todos os câmpus do IFG”, afirma a discente.

A tentativa não foi frustrada e hoje Dáguila não esconde a ansiedade que está vivendo neste período que antecede o início do intercâmbio. Na sua avaliação, essa experiência será uma oportunidade especial para conhecer uma nova cultura, ampliar seu conhecimento na área da Ciências Humanas e para trocar vivências entre Brasil e Argentina. “Estou levando o nome da instituição o IFG e do Brasil e quero deixar a marca do Brasil e da qualidade do ensino através do meu desempenho. Esse é só o começo das minhas viagens internacionais para estudo”, garante.

No IFG, a estudante já foi pesquisadora de projeto científico por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e da Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), monitora de disciplina e participante de projetos de extensão. “Eu sempre abraço todas as oportunidades de conhecimento. Sou muito grata ao IFG por ter me possibilitado trilhar um caminho para além das paredes da sala de aula”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis