Nova ferramenta de inclusão social é criada em sistema desenvolvido em TCC

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 18h02 | Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 08h38

Utilizando conceitos de tecnologia assistiva, o Acessis promove, a pessoas com necessidades específicas (P.N.E.), mais acessibilidade a informações e documentos

O primeiro aluno PNE formando do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Luis Felipe de Araújo Pimenta, defendeu, na última quinta-feira, 6 de dezembro, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Acessis: Unindo Acessibilidade e Tecnologia” para a banca de avaliadores do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). O sistema criado por ele centraliza informações de veículos diferentes, a fim de promover o acesso de pessoas com necessidades específicas a notícias e documentos importantes para a sua vida.

Para a escolha do tema, o aluno inspirou-se em problemas enfrentados por ele mesmo ao tentar efetuar a compra de um veículo com adaptação e receber benefício concedido por lei aos PNEs. Luís Felipe é cadeirante e, ao acessar um site específico, enfrentou problemas nas etapas de aquisição do produto e precisou se deslocar várias vezes até o Departamento de Trânsito (Detran) para resolver a questão.

Luis Felipe de Araújo Pimenta foi aprovado pelos professores Sirlon Thiago Diniz Lacerda, Waldeyr Mendes Cordeiro da Silva e seu orientador Murilo de Assis Silva, com louvor. Por enquanto, o Acessis está implementado apenas para uso na web, entretanto, há planos de ser desenvolvido também para uso em dispositivo móvel e com recursos adaptativos para pessoas com outros tipos de deficiência.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa