Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Ciência e tecnologia

Secitec traz mais de 20 atividades na próxima semana

Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 21h54 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 19h43

Inscrições para a Secitec local já contabilizam mais de 1500 participantes da comunidade acadêmica do IFG e externa e ainda estão abertas no SUGEPE do IFG

imagem sem descrição.

Vinte e sete atividades, dentre minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas, serão realizadas pelo Câmpus Formosa durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) 2020 do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento será online, de 1º a 6/2,  e contará com a participação de diversos câmpus do IFG.

A Comissão Organizadora do Câmpus Formosa vem trabalhando na programação desde setembro de 2020 e tem grandes expectativas para o evento. “Essa vai ser a maior Secitec de todos os tempos. A gente tem mais de 200 atividades, mais de 13 mil inscrições”, diz o professor Alécio Mattana, um dos integrantes da Comissão.

Ocorrendo pela primeira vez virtualmente, a Secitec abre espaço para a participação de alunos de outros câmpus em atividades de câmpus distantes. “Apesar de o sistema online não favorecer muito, a gente aproveitou o benefício que ele nos fornece, que é estar mais fácil em um evento, mesmo com a distância”.  A décima Secitec do Câmpus Formosa já contabiliza 1.563 inscrições e a geral, 13.524. O foco será em temas ligados à Covid-19 e voltados também para os alunos egressos.

Vários eventos paralelos estarão inseridos na programação da Secitec 2020. A Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Seminário de Iniciação Científica e o VI Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, que será realizado pelo Câmpus Formosa, na sexta-feira, com início após as 14 horas. 

 

Atividades locais

O professor Fabiano Paiva Vieira abrirá as atividades do Câmpus na segunda-feira, às 11 horas, com a palestra “Biotecnologia e Bioeconomia no Contexto do Agronegócio”, ministrada pelo convidado Fábio Gelape Faleiro. Entretanto, elas se concentrarão mesmo na terça, quarta e quinta-feira.

Na terça-feira, a área de construção civil ofertará a palestra “Tecnologia das Construções - Sistemas de Formas e Escoramentos para Construção Civil”, do professor Alécio Junior Mattana; e o minicurso “FTool”, com os professores Agno Alves e Fabiano Macedo, que será ministrado com foco no VI Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé.

Professores e estudantes de licenciatura de Formosa e outras localidades poderão se inscrever para a palestra “Importância da Educação Sexual na formação de professores e professoras”, que acontecerá na noite de terça-feira, com a participação do professor convidado Valdeci Luiz Fontoura dos Santos.

A terça-feira terá também duas atividades voltadas para os alunos egressos: a mesa-redonda “Formei, e agora?”, conduzida pelas professoras Milene Galvão Bueno, Laiane Ricardo de Araújo e Josilene de Sousa Santos Fernandes; e o “Minicurso para egressos: Biotecnologia e Saúde”, a ser ministrado pelo professor Gustavo Chaves, ambas à noite.  E é neste período que também acontecerá a palestra da professora Marina Conceição dos Santos Moreira, “Vulva: uma caixa de Pandora às avessas, (re)conhecendo a anatomia do portal da humanidade”.

Os interessados em reaproveitamento de alimentos poderão participar, na quarta-feira, às 10 horas, da oficina “Compostagem Caseira”. A professora Haissa Melo de Lima Gunther vai ensinar como confeccionar uma composteira em casa e os procedimentos necessários para a obtenção de adubos e fertilizantes.

“As malditas, horrendas e ordinárias ditaduras cívico-militares do Cone-Sul – Uma introdução” será o minicurso ministrado pelo professor Luis Cláudio Rocha Henriques de Moura em dois horários: na tarde e na noite de sexta-feira. No período noturno também haverá a palestra “Colesterol e seus derivados em membranas celulares: uma abordagem computacional”, com o professor Erick Guimarães França, que apresentará estudos, artigos recentes e resultados de sua pesquisa sobre o tema.

 

Covid-19

A presença da pandemia de Covid-19 traz consequências para toda a sociedade em todos os aspectos, e a Secitec deste ano trará atividades sobre o tema. Na quarta-feira, os estudantes de Ciências Sociais e demais interessados terão a oportunidade de refletir sobre o assunto com o minicurso “Reflexões das Ciências Sociais acerca da Pandemia de Covid-19” e a palestra “Não é só uma teoria”, que abordará os movimentos atuais de negação da ciência.

Os professores Diego Alves Rodrigues, Bruno Quirino Leal e Thiago Gonçalves Dias tratarão das ações que os institutos federais, em detalhe o Câmpus Formosa, têm feito de combate à pandemia, com a mesa-redonda “Combate e prevenção da Covid 19: Ações dos IFs e do Cämpus Formosa”.

Os reflexos da pandemia se mostram contundentes na educação. O ensino de Ciências e de Biologia sofrerá mudanças. Pontuando esta discussão, estará a convidada Jennifer Caroline de Sousa, com a palestra “Atuação do licenciado em Biologia e perspectivas para o Ensino de Ciências e Biologia no mundo (pós) pandêmico”, que será voltada principalmente para estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas.

“Lidando com a procrastinação em tempos de pandemia” apresentará, às 14 horas de sexta-feira, técnicas para ajudar na produtividade e que podem reduzir a procrastinação, a ansiedade e outros sentimentos prejudiciais que se destacam no período pandêmico.

A Secitec 2020 será encerrada no sábado de manhã, com o minicurso do professor Aurélio Augusto Cunha, “Genética de micro-organismos: princípios básicos e aplicações”. Além das atividades apresentadas, outras também constam na programação. Confira a programação da Secitec 2020 do Câmpus Formosa logo abaixo e a Secitec de todos os câmpus no Sugepe.

 

Visite a página do evento no Câmpus.

Conheça o site do SIMPEEX e Secitec 2020.

Faça aqui a sua inscrição para as atividades.

Acesse o canal no Youtube da Secitec – Câmpus Formosa.

[Clique na imagem para ampliar]

Programação Secitec

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página