Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CULTURA

IFG promoverá o primeiro Salão de Arte Contemporânea de Formosa

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 18h19 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 19h08

Artistas residentes no município podem submeter peças até 5 de maio, por meio do link https://forms.gle/6KR6uuRpNifPFjKv7

IFG e Fundação Museu Couros se reúnem para definir logística do evento
IFG e Fundação Museu Couros se reúnem para definir logística do evento

A partir de junho, o Instituto Federal de Goiás (IFG) trará à cidade uma grande novidade no campo das artes. É o Salão de Arte Contemporânea de Formosa (SaFor), o primeiro a ser realizado no município, que contará preferencialmente com a participação de artistas locais.  O evento será realizado de 3 a 23 de junho, no Museu Couros, localizado na Praça Pau Ferro, Centro, e também, virtualmente no Metaverso.

O Salão de Arte Contemporânea está sendo coordenado pelo artista e professor do Câmpus Formosa do IFG, Lemuel Gandara. O artista já participou de várias exposições, como a Exposição Coletiva de Artes Visuais da SBPC (2022); Identidade na Arte (Rio de Janeiro, 2022); Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea (Finlândia, 2021); e do Salon International d’Art Contemporain (Salão Internacional de Arte Contemporânea – Paris, 2022), de onde buscou ideias para a iniciativa.

Além disso, Gandara também fez parte da Mostra de Artes Visuais do X Festival Cultural do Brasil (Aracaju, Brasil e Viena, Áustria) e teve publicações de artes nas revistas Flora Fiction (Flórida, Estados Unidos, 2021) e Encre[s] (Baione, França, 2021). O artista apresenta suas obras ainda em perfil próprio no Instagram (@lemuelgandara) e em seu site, que passa por atualização.

O Salão de Arte Contemporânea de Formosa conta com o apoio da Fundação Museu Couros, com a cessão do espaço e logística, e com as parcerias da Editora Metaverso, da Cátedra Agostinho da Silva e do Grupo de Pesquisa Polifônica: Teoria Brasileira da Literatura, da Universidade de Brasília (UnB).

 

Pesquisas

O Salão é o ápice de algumas ações em vigência, orientadas pelo professor, no IFG: o projeto de pesquisa “Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática de vanguardas tecnológicas” (Edital nº 4/2022/IFG), o projeto de iniciação científica “Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática” (Edital nº 15/2022/IFG - Pibic) e o Trabalho de Conclusão de Curso, sob título prévio “Sociologia da arte em Formosa: mobilização social e relato de experiência”.

A pesquisa “Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática de vanguardas tecnológicas” estuda o Metaverso em caráter teórico com foco em como a tecnologia, a literatura e outras artes estão relacionadas nessa dimensão. O projeto de iniciação científica “Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática” propõe a organização de uma exposição piloto no Metaverso com obras literárias e pictóricas produzidas, preferencialmente, pela comunidade formosense.

Em virtude de as duas propostas trabalharem com o espaço do mundo virtual, inicialmente o evento não seria presencial. Entretanto, surgiu a ideia a partir de um trabalho desenvolvido pelas alunas de Ciências Sociais, Aparecida Pereira Natal e Kaylane Rodrigues Ferreira, para uma das disciplinas as quais o professor ministra no curso de Ciências Sociais. “Elas produziram um artigo sobre o Museu Couros e foi nessa época que fizemos a primeira visita ao local”, contou Lemuel. A partir daí, mais duas reuniões foram feitas com o diretor do Museu Couros, Leônidas Pires, e com as bolsistas do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Luana Gouveia da Silva Alves e Patrícia Lima Silva, e ficou estabelecida a logística para o evento presencial e virtual.

Lemuel Gandara acredita que as pesquisas desenvolvidas no IFG impactam diretamente a produção cultural da cidade. “Possibilitam que a comunidade se veja representada na arte contemporânea e também se investigue a partir do olhar coletivo”, explicou. Para Leônidas Pires, a realização do evento poderá ser o início de ações futuras. "Acho que isso vai somar muito na sociedade formosense, vão começar a abrir outras portas, uma vez que será nas duas modalidades, virtual e presencial", declarou o diretor do museu. 

 

Submissões

Para seleção de obras que farão parte da exposição coletiva, a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Formosa publicou hoje a Chamada Pública Nº 3/2023. O documento prevê submissões de obras nas categorias Pintura, Desenho, Escultura, Colagem, Colagem Digital, Videoarte, Videoperformance, Fotografia, Gravura, Arte Digital, Curta-Metragem, Poesia, Microconto e Microcrônica, de acordo com as medidas especificadas na Chamada Pública.

Artistas individuais ou coletivos interessados em expor suas obras no Salão de Arte Contemporânea de Formosa devem se inscrever até o dia 5 de maio, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/6KR6uuRpNifPFjKv7 . Poderão ser inscritas até duas obras em qualquer uma das categorias.

A seleção das obras será feita por meio da análise de uma comissão de notório saber, nas áreas de artes, comunicação e linguagens. Os artistas selecionados serão comunicados via email e por divulgação nas mídias do SaFor. A partir daí, deverão, dentre outras ações, assinar o Termo de Participação na exposição, e apresentar fotografia para divulgação e minibiografia para compor o catálogo. Os selecionados serão incluídos no catálogo de obras e receberão certificado expedido pelo IFG.

Veja o Cronograma da Chamada Pública para seleção de obras a serem expostas no Salão de Arte Contemporânea de Formosa:

 

O organizador da exposição espera que o Salão de Arte Contemporânea seja o primeiro de muitos eventos que poderão ser realizados, a fim de que a cidade entre futuramente para o circuito cultural do Estado. “O evento é uma oportunidade para que Formosa busque se localizar no cenário artístico goiano e nacional. É um experimento que visa a consolidação nos próximos anos”, ressaltou Lemuel. A Fundação Museu Couros está ao lado do IFG nesta missão. "É um prazer tentar contribuir com essa iniciativa do professor Lemuel Gandara e estamos empenhados em fazer com que o evento aconteça e da melhor forma possível", finalizou o diretor do Museu Couros, Leônidas Pires. 

 

Acesse aqui a Chamada Pública nº 3/2023.

Faça aqui a submissão de sua(s) obra(s).

Dúvidas devem ser encaminhadas para o email salaodearteformosa@gmail.com

Acompanhe o SaFor no Instagram: @safor.oficial

Acesse a página do evento no site do Câmpus.

  

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página