Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Evento

Inscrições abertas para participar da III Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2023, 14h45 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 18h28

Mais de 20 atividades compõem a programação, destinada à comunidade acadêmica e externa

Programação completa e inscrições podem ser acessadas no Sugep do IFG
Programação completa e inscrições podem ser acessadas no Sugep do IFG

Educação ambiental, análise de solo, terrário de suculentas, bonsai, plantio de mudas, agricultura familiar, apresentações culturais, palestras, cine-debates e oficinas. O que estas coisas têm em comum? Todas elas e outras mais estão incluídas na programação da III Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG, que acontecerá no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), entre 5 e 7 de junho, de segunda a quarta-feira, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema Unificado de Gestão da Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG, no link https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/3cb844b7-6b06-4d93-8757-fb95017c60e8/inscricao. Todas as atividades são gratuitas e a maioria tem vagas limitadas. O participante pode se inscrever em quantas desejar.

Segundo o coordenador da Semana, Bruno Quirino Leal, os interessados podem participar em mais de uma atividade. Para o participante receber o certificado do evento será necessário realizar a inscrição e assinar a lista de presença no momento da atividade. "Não serão emitidos certificados para aqueles que apenas se inscreverem ou apenas assinarem a lista de presença", enfatizou.

A Comissão Organizadora é composta pelos servidores Bruno Quirino Leal, Leandro Santos Goulart, Oberdan Quintino de Ataídes, Vinícius Silva Pinto, Regiane de Jesus Costa, Lidiane Maria dos Campos, Marilene Antonia dos Santos Muniz e Karen Cristina Costa do Nascimento. O evento tem  o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Formosa, Saneago e Secretaria do Estado da Retomada de Goiás.

 

Programação

As atividades serão concentradas nos turnos matutino e noturno, sob o tema "Soluções para poluições plásticas". Na segunda-feira, os participantes terão palestra, roda de conversa, cine-debate, oficinas e apresentação da banda do Câmpus Formosa do IFG, Os Jaguaras. Iniciando a SeMAm, às 8h45min, será ministrada no Teatro Guaiá, pela estudante de pós-graduação, Tatiany Michelle Gonçalves da Silva, a palestra "Práticas inclusivas na educação ambiental". No mesmo horário, o professor de Biologia, Marcos Augusto Schliewe, guiará os interessados inscritos em uma trilha pela Lagoa Feia, para conhecer a vegetação nativa e coletar resíduos plásticos lançados no local. Esta atividade será em dose dupla, já que também consta na programação de terça-feira, porém, em outro local, na Mata da Bica.

A abertura do evento será na noite da segunda-feira, das 19h às 19h30, no Teatro Guaiá do Câmpus Formosa. Em seguida, será apresentado o Programa Estadual Recicla Goiás, pelo convidado Rafael Sôffa Rézio. O palestrante é sociólogo, especialista em Cooperativismo e Gestão de Projetos e Superintendente da Retomada do Trabalho, do Emprego e da Renda, da Secretaria de Estado da Retomada.

No dia 6 de junho, haverá palestras sobre tratamento e distribuição de água, cromatografia em testes rápidos, pH do solo, energia fotovoltaica na agricultura e bioconstrução, pela manhã. A prática virá com a oficina "PH: Conceitos e medição do pH de solo", momento em que o professor Gustavo Antônio Chaves e o estudante José Vitor Felix Gonçalves, por meio de um método de medição de pH de solo, farão a avaliação dos valores de pH de diferentes solos encontrados no bioma cerrado, como o campo seco, mata de galeria, mata ciliar e cerradão.

À noite, entre as oficinas "Zoologia à Luz da Microscopia", "Método de Coleta de Vertebrados do Cerrado" e "Exposição e Oficina de Bonsai", uma apresentação da Associação de Capoeira Pavão de Angola vai abordar questões culturais do surgimento, dos conceitos e tradição da capoeira angolana, assim como o trabalho realizado pelo Mestre Pena Clara, Duilho Machado de Freitas, no município de Formosa. Por fim, os participantes poderão prestigiar a música, dança e lutas da capoeira angolana, no Teatro Guaiá.

No último dia, quem estiver no Câmpus poderá participar, às 10h30, do plantio de mudas no pátio, uma hora após a apresentação cultural "A música no Câmpus Formosa e suas várias expressões - voz e violão", do servidor do IFG, Amado Rodrigues da Silva Costa. Também vale a pena conferir a Mostra de Alimentos e Produtos da Agricultura Familiar", dos agricultores da Cooperativa Vale da Esperança.

Fechando a Semana do Meio Ambiente, a palestra "Resíduos Eletrônicos no Brasil: impactos e perspectivas" tratará da coleta seletiva de resíduos eletrônicos no país, abordando a legislação vigente, impactos no meio ambiente e dados da coleta de pilhas e baterias no IFG efetuada em projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), desenvolvido pelo estudante Deivison Barbosa do Nascimento.

 

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional do Meio Ambiente.

Faça a sua inscrição.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página