Ciência em destaque: série do Câmpus Formosa revela talentos da pesquisa
Do ensino médio à graduação, estudantes do IFG compartilham descobertas científicas em série digital

Está chegando a segunda temporada do Tem Ciência no IFG!, uma série sobre ciência produzida pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) com a parceria da Gerência de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Gepex) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) para a popularização da produção científica do Câmpus.
O projeto apresenta as pesquisas vencedoras do 11º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) Local nas categorias Ensino Médio e Ensino Superior. Os trabalhos científicos foram feitos pelos estudantes do IFG pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic/Pibic-EM) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no ano passado.
O gerente da Gepex, professor Alécio Mattana, complementa: “No SICT apresentamos para a comunidade ações elaboradas por nossos alunos e professores e premiamos os alunos que conseguem demonstrar para os professores que avaliam os trabalhos que tiveram mais impacto, uma contribuição que a gente julga relevante e, através do reconhecimento destes trabalhos, a gente faz uma premiação no SICT”.

O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria serão levados ao conhecimento da comunidade em uma série de vídeos que irão ao ar semanalmente, a partir do mês de setembro, casados a uma matéria jornalística para a página do Câmpus Formosa no site do IFG. As gravações já começaram nesta quinta-feira, 28 de agosto, com a dupla egressa dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Ciências Sociais, Erik Takeshi Miura e Ramón Almeida Rodrigues.
O público do Instagram, Facebook e YouTube poderá conhecer as pesquisas acadêmicas dos estudantes, alguns já egressos. O Ensino Médio será representado pelos trabalhos de Geisiele Pereira Gomes e Aitana D’Arc Paschoal Lima (Astrobiologia: propostas interdisciplinares no curso técnico de Biotecnologia) e Heitor Curado Maciel Lopes (Teoria dos Números e Criptografia).
Pela graduação, estarão na série Ramón e Takeshi (Iconografia das Tradições: um estudo acerca da Arte Rupestre formosense com vistas à criação de um Banco de Imagens – a Lapa da Pedra ou Toca da Onça); Renata Marques (Prospecção de uma cultura microbiana resistente a alumínio a partir do solo do Cerrado); e Mateus dos Santos e Flávia Espíndola dos Santos (Entre o inconsciente e o consciente: correlações entre hipotálamo e sistema límbico para o controle das emoções e do comportamento motivado).
A continuidade do projeto tem a ver com a importância de fornecer conteúdo de qualidade com acesso fácil a todos. “Essa é a ideia. O conhecimento científico continua em xeque e é pauta importantíssima para o Câmpus. Além disso, o nosso objetivo também é mostrar que no IFG se faz ciência”, justificou a jornalista do Câmpus Formosa, Aurora Lessa. A ideia do projeto também é estimular os estudantes a participar de trabalhos científicos e despertá-los para a importância da pesquisa”, complementou o técnico em Audiovisual, Felipe da Silva Leite Junior.
SICT Local 2024
O SICT Local, base para a seleção dos trabalhos científicos desta nova temporada do Tem Ciência no IFG!, foi realizado em dezembro de 2024, no Câmpus Formosa, durante a XV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), e contou com a apresentação dos trabalhos, oralmente e no formato pôster, à comunidade acadêmica e visitantes. Este ano, o SICT Local acontecerá da mesma forma, junto com a Secitec do Câmpus, na semana de 13 de outubro.
Reveja a Temporada 2023 no canal IFG-Câmpus Formosa, no YouTube.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais