Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
HOMENAGEM

Alunos destaques em olimpíadas de matemática recebem homenagem 

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 21h13 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 16h13

Evento entregou menções honrosas e medalhas a estudantes de nível médio do Câmpus Goiânia que participaram da OBMEP e OMEG

Professores convidados falaram sobre suas experiências em olimpíadas e como isso transformou suas vidas
Professores convidados falaram sobre suas experiências em olimpíadas e como isso transformou suas vidas

Com o intuito de divulgar e estimular a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas Olimpíadas de Matemática nacionais e estaduais, a coordenação de Matemática do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na tarde desta quinta-feira, 7, uma cerimônia de homenagem aos estudantes vencedores de edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG).

O evento contou com a presença de professores da Universidade Federal de Goiás – Thaynara Arielly de Lima, Ana Paula de Araújo e Francisco Bruno de Lima Holanda – e da Universidade de Brasília – Jean Carlos Aguiar, além de docentes do Câmpus Goiânia. Em uma mesa-redonda, os professores convidados falaram sobre suas experiências em olimpíadas de matemática e como isso afetou positivamente suas vidas.

O professor Jean Carlos Aguiar lembrou da sua primeira participação na OBMEP, em 2005, quando ainda era aluno de uma escola pública na região periférica de Goiânia. “Eu quis me inscrever, mas minha professora ficou com medo”, conta. Jean afirma que, na época, o receio da professora era que, devido à dificuldade das provas, os alunos se desmotivassem com a disciplina. O resultado é que ele superou as incertezas da professora, os seus próprios desafios e, ao sair o resultado daquela OBMEP, foi surpreendido com uma faixa no seu então colégio, parabenizando-o pela sua segunda colocação na olimpíada.

“Aquilo mudou a minha vida”, ressaltou o professor. Com a sua ousadia em encarar a OBMEP, Jean conseguiu conhecer mais de perto o universo acadêmico, se envolveu em projetos de pesquisa, viajou o país devido ao seu reconhecimento na competição e hoje termina seu doutorado na UnB, instituição onde leciona como professor substituto.

Histórias como a de Jean inspiraram os estudantes que estavam lá para receber suas homenagens. Dentre eles, Carlos Eduardo Pires da Silva, medalhista de ouro na edição 2014 da OBMEP; medalha de bronze na edição 2017; prata na edição de 2018 e na também na OMEG. Ele, que teve Jean como tutor em edições anteriores da OBMEP, conta que ficou admirado com a trajetória do docente em um dos primeiros encontros sobre a competição, promovido pelo IFG – Câmpus Goiânia.

Na imagem, o professor substituto da UnB, Jean, entrega medalha da OBMEP ao aluno do IFG - Câmpus Goiânia, Carlos Eduardo

A oportunidade motivou Carlos a seguir os passos do tutor e, hoje, cursa o primeiro período de Engenharia Civil no Câmpus Goiânia (ele também fez o técnico integrado em Edificações na instituição). “As olimpíadas mudaram minha vida de 99 a 100%. A perspectiva que isso me trouxe, de aos 12 anos ter aula dentro do Câmpus Samambaia (UFG), ter contato com os professores de lá, as experiências que a OBMEP me trouxe e que me levaram a escolher o que de fato eu queria na minha graduação”, revela.

Para o estudante, a OBMEP vai além da competição, que busca talentos na área da Matemática, mas também tem sua importância pelo fator social. “Ela (OBMEP) traz essa perspectiva, essa ascensão para alunos de várias localidades. São muitos casos de vidas que foram transformadas”. Para encerrar, Carlos agradeceu aos professores e fez um apelo para que continuem estimulando a participação dos demais discentes em olimpíadas, uma vez que isso motiva uma nova forma de educar e de incentivar o pensamento matemático.

Além de Carlos Eduardo, outros estudantes dos cursos técnicos do IFG - Câmpus Goiânia receberam menções honrosas e medalhas, devido a participações na OBMEP e OMEG. Confira:

Menção honrosa OBMEP 2017:

Amanda Vargas das Virgens
Beatriz Marques Cavalcante
Joel Ribeiro Nascimento
Letícia Eduarda Azevedo Leite
Pedro Lucas Berto de Faria
Wanessa Souza de Oliveira

Medalhistas homenageados:
Beatriz Marques Cavalcante – bronze OMEG 2018
Gustavo Passinato – prata OMEG 2018
Carlos Eduardo Pires da Silva – prata OBMEP 2018

Menção honrosa alunos, dentre o conjunto de alunos do IFG, na primeira fase da 14 º OBMEP :

Carlos Eduardo da Silva 1º lugar

Matheus Henrique Santos Silva 2 º lugar

Marcos Vinícius de Moraes 2 º lugar

André Tavares Cardosos Oliveira 2 º lugar

Beatriz Marques Cavalcante 3 º lugar

José Vitor Corrêa de Mello 4º lugar

Abraão Zadorosny da Silva 4º lugar

Gustavo Passinato Neves 4º lugar

Joel Ribeiro Nascimento 4º lugar

Gabriel de Souza Jonas Oliveira 5 º lugar

Gustavo Ribeiro Amâncio 5 º lugar

Arthur Saldanha Guimarães 5 º lugar

Vinícius Rodrigues de Lima 5 º lugar

Gabriela Gomes de Abreu 5 º lugar

Luca Baccheschi Benetti 5 º lugar

Ana Carolina G. do Nascimento 5 º lugar

Mario Alves da Cruz Junior 5 º lugar

Gabriel Alves dos Santos 5 º lugar

Confira mais imagens do evento no Facebook do Câmpus Goiânia.

OBMEP 2019

A Olimpíada Brasilseira de Matemática das Escolas Públicas já está com inscrições abertas e encerram-se no dia 15 de março. A competição é destinada a alunos de ensino médio de escopas da rede pública e privada de ensino e é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Dentre os objetivos da competição estão o estímulo e a promoção do estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e identificando talentos e incentivando-os a ingressar em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. Na OBMEP, os alunos realizam provas contendo problemas que incitam o pensamento matemático. As avaliações são aplicadas nas escolas inscritas na competição.

 

 Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página