prof artes

Abertas as inscrições para seleção do Mestrado Profissional em Artes

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 19h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h54

Curso ofertado em rede nacional para a capacitação de professores da rede pública no ensino de Artes tem 25 vagas para o IFG

A partir das 18 horas desta segunda-feira, 13, professores da educação básica podem se inscrever para a seleção do Mestrado Profissional de Artes – Prof-Artes. O curso stricto sensu tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino na área de Arte. As inscrições podem ser feitas pela internet na página do CEART/UDESC, até o dia 13 de outubro.

As aulas do mestrado são presenciais (24 créditos) e duas disciplinas são ofertadas na modalidade a distância (4 créditos). As duas disciplinas na modalidade a distância serão ofertadas no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São duas linhas de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes e Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes.

Coordenado nacionalmente pelo Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (CEART/UDESC), ele conta com 15 instituições de ensino superior associadas (IES), responsáveis pela sua execução, entre elas o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Câmpus Aparecida de Goiânia. Para o IFG, serão 25 vagas, distribuídas entre as subáreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Inscrições

Para participar do processo seletivo do Mestrado Prof-Artes, o candidato deve ser portador de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área de formação; pertencer aos quadros de servidores efetivos de instituições públicas de ensino da educação básica; atuar no âmbito da educação básica em modalidade formal; e estar em exercício em sala de aula, ministrando aulas de Artes no momento de inscrição e durante o curso.

Além disso, o candidato deve comprometer-se a manter carga horária de ensino de Artes com mínimo de 8 horas/aula e, no caso dos estudantes que receberem bolsa, dedicação de 20 horas semanais em atividades do programa.

Para participar da seleção, os candidatos devem se inscrever por meio da plataforma virtual da Coordenação-Geral do Prof-Artes, pelo link: https://www1.ceart.udesc.br/?idFormulario=295. É essencial preencher devidamente o formulário de inscrição e enviar os comprovantes de escolaridade e de atuação na educação, junto com o memorial descritivo/projeto de atividades e o Currículo Lattes. Toda documentação descrita no edital deve ser anexada no ato do preenchimento do formulário eletrônico e enviada em arquivo PDF. No caso do IFG, as inscrições são gratuitas.

Assim que a inscrição for finalizada, será enviado ao e-mail indicado pelo candidato um comprovante de inscrição. Esse comprovante deverá ser impresso e apresentado no momento da prova de arguição, juntamente com o documento de identificação. A validação da inscrição será divulgada a partir das 18horas do dia 22 de outubro, no site www.ceart.udesc.br/profartes, observando o horário de Brasília.

Seleção

Os candidatos serão avaliados em duas etapas. A primeira se refere à análise de memorial e de projeto. Essa fase será realizada pelos professores do Programa Prof-Artes na IES para a qual o candidato se inscreveu, no caso de Goiás pelos professores do Instituto Federal de Goiás que compõem o programa. O resultado deve ser divulgado até o dia 12 de novembro.

A segunda fase do processo seletivo será realizada com a prova de arguição, que também tem caráter eliminatório e classificatório. Essa avaliação será feita mediante entrevista virtual. A prova será realizada no período de 22 a 26 de novembro e aplicada aos candidatos aprovados na análise de memorial descritivo e projeto de atividades. O dia, horário, local ou plataforma da prova de arguição serão divulgados no dia 19 de novembro, no site local do programa: http://www.ifg.edu.br/profartes

O resultado da prova de arguição será publicado no dia 6 de dezembro. O resultado final do processo seletivo será divulgado 17 de dezembro.

A Capes compromete-se a fornecer bolsa para 30% dos selecionados em todas as instituições de ensino superior associadas (são 302 vagas em todo o país).

Saiba mais sobre o Prof-Artes: https://www.udesc.br/ceart/profartese http://www.ifg.edu.br/profartes

Acesse o edital do processo seletivo.

Faça a sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.