Consulta pública

Comunidade acadêmica pode apresentar propostas ao Regimento Geral do IFG

As propostas de alteração, supressão e inserção de textos podem ser apresentadas até o dia 4 de outubro

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 16h41
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h01

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem, a partir desta segunda-feira, 9 de setembro, apresentar propostas para o Regimento Geral da Instituição. As contribuições que englobam alteração, supressão ou inserção de novos textos ao documento podem ser apresentadas até o dia 4 de outubro.

Para participar da consulta pública, é preciso acessar o formulário de submissão de propostas. Servidores e alunos poderão propor alteração, supressão e/ou inserção em cada seção, título, artigo, parágrafo ou alínea distribuída no texto base. Ao clicar no link do formulário, será requisitado o IFG-ID.  Para cada proposta submetida, é necessário que o proponente utilize um acesso diferente ao formulário.  Ao realizar a submissão, será apresentado também um campo intitulado justificativa, no qual o interessado deverá apresentar os elementos que o levaram a realizar a sugestão.

De acordo com o documento que estabelece a metodologia para a reformulação do Regimento Geral, busca-se assegurar o amplo debate e a efetiva participação de discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, na perspectiva de que os anseios da comunidade acadêmica sejam atendidos e de que o documento possa ser referência para o desenvolvimento das ações institucionais, para o bom funcionamento da Instituição e para ser base das demais regulamentações que venham a ser elaboradas no IFG.

Após essa etapa de apresentação de propostas, as contribuições serão encaminhadas à Comissão Sistematizadora, que irá organizar e publicar as sugestões para deliberação final em plenária. Essa plenária será composta por 69 membros, sendo um representante por segmento de cada câmpus, ou seja, um docente, um discente e um administrativo; com exceção do Câmpus Goiânia, que terá quatro representantes em cada segmento, e da reitoria, que será representada por três técnicos, mais os membros da Comissão Sistematizadora.

Regimento

O Regimento Geral detalha a estrutura organizacional da Instituição, além de apresentar todas as unidades e definir suas atribuições. Essa previsão está amparada pelo Estatuto do IFG, em seu artigo 70. O documento define ainda as estruturas relacionadas à comunidade acadêmica, às questões na área de ensino e pesquisa e ligadas ao patrimônio e dispõe também a respeito da estrutura e do funcionamento dos órgãos colegiados.

Acesse o cronograma da Consulta Pública.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.