Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
CULTURA

Banda Nilo Peçanha faz concerto em celebração aos 110 anos da Rede Federal

O concerto integra o projeto Quinta Justa, desenvolvido no Teatro do IFG, que leva cultura à comunidade todas as quintas-feiras

  • Criado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h52
  • Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 15h18
Banda Nilo Peçanha, do Câmpus Goiânia, faz concerto para celebrar os 110 anos da Rede Federal
Banda Nilo Peçanha, do Câmpus Goiânia, faz concerto para celebrar os 110 anos da Rede Federal

Para celebrar os 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fundada em 23 de setembro de 1909, a Banda Sinfônica Nilo Peçanha do IFG (Instituto Federal de Goiás) preparou um concerto especial. O público que comparecer ao Teatro do IFG, às 19h30, desta quinta-feira, 26 de setembro, poderá conferir gratuitamente a execução clássicos da música internacional e nacional. O Teatro do IFG está localizado no Câmpus Goiânia, na Rua 75, nº 46, no centro da Capital.

Sob regência dos maestros Marcelo Eterno Alves, Leonardo Labrada e Marshal Gaioso, todos professores dos cursos de música do IFG, a Banda Nilo Peçanha executará algumas obras que são trilhas de clássicos do cinema, como Zorro’s Theme (filme A Máscara do Zorro), John Williams In Concerte (E.T.: O Extraterrestre; Star Wars), dentre outras. A música brasileira também tem espaço no repertório, com os clássicos: Coração de Estudante (Milton Nascimento) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso). 

A Banda Nilo Peçanha do IFG foi fundada em 1943, iniciando suas atividades como Fanfarra Nilo Peçanha da Escola Técnica de Goiânia (1942) – oriunda da Escola de Aprendizes Artífices (1909, Cidade de Goiás). Em 1975, mudou a categoria para banda marcial. Novas mudanças ocorreram em 1980, passando a figurar como banda musical. Desde 1995, opera como uma banda sinfônica. Sua formação atual conta com estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Instrumento Musical, ofertado pelo Câmpus Goiânia do IFG

O Instituto Federal de Goiás sofreu várias mudanças tanto na sua estrutura como em sua denominação: Escola de Aprendizes Artífices (1909); Escola Técnica de Goiânia (1942); Escola Técnica Federal de Goiás – ETFG (1965); Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás – CEFET (1999); e Instituto Federal de Goiás - IFG (2008). Todas essas mudanças estabeleceram reflexos na função educadora da instituição, que também refletiram na concepção e formação da banda.

Serviço
Concerto de Celebração dos 110 anos da Rede Federal / Banda Sinfônica Nilo Peçanha
Data: 26 de setembro
Local: Teatro do IFG
Horário: 19h30

Entrada franca.

Confira o programa completo.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página