Eleições 2021

Servidores e estudantes podem se inscrever para compor Comissões Eleitorais

Edital vai selecionar membros para compor as comissões eleitorais locais no processo eleitoral para reitor e diretores-gerais dos câmpus

• Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 07h52
  • Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 15h46

A Comissão Especial do Conselho Superior do Instituto Federal de Goiás (Consup/IFG) publicou hoje, 8, uma chamada pública para escolha dos representantes dos servidores e estudantes da Instituição que vão compor as comissões eleitorais locais e da reitoria. Esses representantes vão conduzir o processo de eleição para reitor e para diretores-gerais dos 14 câmpus do IFG.

Podem se inscrever como membros das comissões os técnicos administrativos, professores e alunos, desde que façam inscrição para compor a comissão eleitoral local da unidade com a qual possui vínculo. Os candidatos para compor as comissões precisam ser do quadro ativo de pessoal ou estar regularmente matriculados e serem maiores de 16 anos. As inscrições podem ser feitas de 8 a 20 de abril (acesse o link de inscrição).

A comunidade acadêmica e administrativa vai votar nos candidatos que vão compor as comissões que se inscreverem e tiverem sua candidatura deferida. A votação será on-line, direta e fechada, a ser realizada no dia 27 de abril. Serão escolhidos três membros titulares e três membros suplentes dos três segmentos: técnico administrativo, docente e discente, em cada um dos câmpus do IFG. Apenas na reitoria é que serão escolhidos três membros titulares e três suplentes dos servidores técnico-administrativos.

O regulamento e as regras do processo eleitoral serão definidas pela Comissão Central das Eleições 2021 e pelas Comissões locais, em cada câmpus e na reitoria, após a escolha dos seus membros. A Comissão Especial foi nomeada por meio da Resolução 49/2021, cuja responsabilidade é disciplinar e coordenador a formação das comissões eleitorais (central e local), que conduzirão o processo de consulta pública para escolha do novo reitor e dos diretores-gerais.

Campanha e escolha

Pelo cronograma, a campanha oficial dos candidatos a membros das comissões poderá ser feita nos dias 25 e 26 de abril. A votação ocorrerá no dia 27 de abril e a divulgação do resultado preliminar, no dia 28.

Em caso de empate dos candidatos a membros das comissões, segundo o edital, serão adotados os seguintes critérios de desempate: para os segmentos docente e técnico-administrativo: maior tempo de exercício como servidor efetivo na unidade de lotação; maior tempo de exercício como servidor efetivo no IFG e maior idade. Para o segmento discente: maior tempo de vínculo contínuo como discente no respectivo câmpus e maior idade.

Estão aptos a votar os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFG, com lotação nos respectivos câmpus e na reitoria, e os discentes regularmente matriculados nos respectivos câmpus.

Faça sua inscrição.

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do processo eleitoral 2021: www.ifg.edu.br/eleicoes2021.

Acesse o edital de escolha dos membros das comissões.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria