Competição

Estudantes do Câmpus Goiânia são premiados em etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Equipe Zetta conquistou o segundo lugar na categoria Inovação

• Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 12h04
  • Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 12h22
Equipe Zetta competiu com robô feito de palitos de sorvete

Estudantes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrônica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) faturaram a medalha de prata na modalidade Prática Virtual Apresentação - Inovação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição nacional ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro, e contou com mais de 163 mil estudantes em diversas disputas. A cerimônia virtual de premiação ocorreu no último sábado (16), no canal do YouTube da OBR.

A equipe Zetta, formada pelos discentes Carlos Eduardo Rocha, Daniel de Castro Nascimento e Hubyratan Alves Ferreira, competiu com o robô Graveto, o mesmo protótipo feito de palitos de sorvete, utilizado na etapa classificatória. Na competição, a tarefa do robô foi percorrer um trajeto delimitado e realizar o resgate de objetos nos percurso, simulando vítimas de um potencial desabamento. Para que o protótipo conseguisse cumprir a tarefa, a equipe acoplou um microcomputador em sua estrutura e uma câmera de alta definição, além de alguns módulos de hardware integrados. No desenvolvimento do robô, foram empregados recursos da Inteligência Artificial, Visão Computacional, além de ferramentas de programação para criar Redes Neurais Artificiais (confira mais informações aqui).

Entre uma etapa classificatória e a nacional, os estudantes tiveram um mês para melhorar os vídeos de apresentação para a disputa. Para desenvolver o trabalho, os estudantes contaram com apoio do laboratório de robótica educacional do Câmpus Goiânia, o Gynbot, sob coordenação do professor Fábio da Silva Marques.

A partir da esquerda: Hubyratan Alves, Daniel de Castro e Carlos Eduardo, seguidos da imagem do robô graveto.

Desde 2016, diversos estudantes da unidade têm participado de competições da OBR, que é uma olimpíada científica que visa estimular jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Participam da competição estudantes de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico de todo o país.

Confira o registro da Cerimônia de Premiação da OBR 2021

Para conferir como foi a participação da Equipe Zetta, acesse o instagram @equipezettta ou assista pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KeDmnkRjN6w

Saiba mais sobre OBR: http://www.obr.org.br

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG