Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Prof-Artes

Mestrado Profissional em Artes do IFG está com inscrições abertas para I Seminário de Pesquisa

O I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes será realizado de 26 a 28 de maio, com palestra e oficinas, tendo participantes de diversas regiões do país

  • Criado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 12h42
  • Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2022, 14h28
imagem sem descrição.

Com o objetivo de promover um cruzamento das experiências que permeiam a atuação e a profissionalização docente nas Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, será realizado de 26 a 28 de maio o I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) do IFG, com o tema “Pare Olhe Escute - Cruzar Experiências no Ensino de Arte”. Voltado principalmente a professores e pesquisadores em Artes, o evento será presencial e terá convidados de diversas regiões do país, incluindo instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Campinas, Universidade Federal de Viçosa, Universidade de Brasília e Universidade Regional do Cariri.

A conferência de abertura do I Seminário de Pesquisa do Prof-Artes/IFG, na noite do dia 26, às 19 horas, no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, será ministrada pela professora Márcia Strazzacappa, que Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos pela Universidade Paris 8; docente aposentada do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp/SP e, atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, do PROF-ARTES da UFPB e colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Para conhecer um pouco mais a professora Márcia Strazzacappa, acesse o vídeo.

A conferencista vai também ministrar a primeira oficina do Seminário: “Corpo como potência criativa para o ensino de arte”. O momento teórico-prático almeja, de acordo com a professora Márcia Strazzacappa, destacar o corpo como potência criativa dentro das aulas de arte na educação básica, partindo de premissas como “Nós somos o nosso corpo (Strazzacappa, 2001). Nós agimos e interagimos no mundo a partir de nossos sentidos (Robinson, 2015). Toda produção artística, independente da linguagem (artes visuais, música, teatro e dança) e do suporte (papel, tela, pedra, instrumento de sopro, percussão, vídeo, marionete...) demanda uma ação do copo”, afirmou. 

A Comissão Organizadora do evento é presidida pelo coordenador do Prof-Artes/IFG, professor Alexandre José Guimarães, e integrada pelos professores Ana Lara Vontobel, Luciana Gomes Ribeiro, Roberto Rodrigues e Eliton Perpetuo Rosa Pereira, e também pelos estudantes bolsistas Cinara dos Santos Santana e Ysaias Cardoso Martins.

 

Oficinas e apresentações orais

Oficinas voltadas ao ensino de Artes serão realizadas nas manhãs de sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de maio. Na tarde de sexta-feira serão realizadas as apresentações orais de trabalhos. Acesse aqui a programação completa das oficinas.

A participação em oficinas confere certificado de 4 horas.

 

Inscrições abertas

As inscrições para participação no Seminário podem ser feitas até o dia 25 de maio, na página do SUGEP - Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa.

Mais informações sobre o I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Artes podem ser acessadas na página do Prof-Artes/IFG.

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

 

Fim do conteúdo da página