Pesquisa

Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança é lançado no Câmpus Aparecida de Goiânia

O espaço é o primeiro no campo da Dança no estado de Goiás e marcou a inauguração de seu primeiro acervo e o anúncio das primeiras pesquisas em andamento

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 13h17
  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 10h28
Equipe do Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança do IFG, com a coordenadora Luciana Ribeiro; a representante da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, Flávia Pinheiro, o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo Rezende; e a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Vieira

Pesquisadores e estudiosos no campo da Dança em Goiás ganharam um importante espaço de pesquisa. Trata-se do Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG), o primeiro do estado nessa área, lançado na noite desta quarta-feira, 29 de março, no Câmpus Aparecida de Goiânia. O lançamento teve também a oficialização da doação do primeiro acervo do Triêro -- a exposição Olhares Pra Dança, feita pelos organizadores da mostra -- e o anúncio das primeiras pesquisas já em andamento.

Duas apresentações artísticas marcaram a abertura do evento na Biblioteca do IFG Aparecida, local onde está sendo estruturado o Triêro no câmpus. A encenação “A 5 passos de” foi feita por Bárbara de Carvalho, Hauany Sousa Aquino e Ysaías Cardoso; e a performance “Sobre o que não pode ser dito” foi executada por Ysaías Cardoso. Em seguida, o público presente fez uma visita à exposição “Olhares Pra Dança”, que está instalada no piso superior do Bloco Administrativo do câmpus, caminhando depois ao hall do Gabinete da Direção-Geral, onde foi formalizado o lançamento do Triêro - Centro de Pesquisa e Documentação em Dança. A exposição Olhares Pra Dança no IFG é composta de imagens fotográficas de um período de efervescência da dança na cidade de Goiânia (especialmente a década de 80) e QR Codes com informações e áudios com depoimentos e explicações sobre os espetáculos retratados. A exposição é o primeiro acervo do Triêro.

A cerimônia de lançamento foi conduzida pela coordenadora do Triêro, professora Luciana Gomes Ribeiro. Ela destacou que o centro de pesquisa e documentação lançado é o resultado de projeto de pesquisa iniciado em 2017 por ela e as professoras Rousejanny Ferreira e Giovana Consorte, todas do curso de Licenciatura em Dança do IFG, realizado a partir de parceria da Fundação de Apoio a Pesquisa – FUNAPE e o Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia, contemplado pelo edital de fomento à dança 2017 do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

História e memória

Luciana Ribeiro fez a leitura de um texto poético que explica o nome Triêro, anunciou as pesquisas que estão sendo realizadas pela equipe de pesquisadores que integra o grupo, envolvendo os temas Dança de Rua e Danças Juninas e, em seguida apresentou a equipe que compõe o Triêro: os professores pesquisadores Giovana Consorte, Luciana Ribeiro e Roberto Rodrigues; os monitores bolsistas Cinara Santana, Hauany Aquino, Viviane Reis e Ysaias Cardoso; e os pesquisadores externos Neomênia Santos Moreira e Paulo Henrique Alves de Souza. A coordenação geral de produção do projeto é de Ana Paula Mota com a colaboração da produtora cultural Giselle Carvalho e da assistente de produção Shayana Santos.

A professora Luciana Ribeiro agradeceu as bibliotecárias Thalita Franco e Suzane Gonçalves pelo apoio da Biblioteca, que vai abrigar o Centro de Pesquisa e Documentação em Dança, o que incluirá documentos e registros em textos, imagens, áudio e vídeo, materiais de grande importância para a história e memória da dança na região metropolitana de Goiânia. A estrutura vai atender ao interesse de docentes, discentes e pesquisadores no campo artístico da dança ou de temas que façam intersecção com a arte.

Estavam presentes na cerimônia de lançamento do Triêro, a coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, Flávia de Almeida Pinheiro, que esteve representando o pró-reitor Willian Batista dos Santos; o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira; a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Mara Lina Rodrigues; a gerente de Administração, Raíssa Regis da Silva; professores, alunos e visitantes externos.

Em seus pronunciamentos, gestores do IFG e integrantes do Centro de Pesquisa e Documentação em Dança destacaram a importância do Triêro para a promoção do incentivo à investigação da dança como área de conhecimento, no âmbito do acervo, história e memória, e falaram sobre o valor das pesquisas em andamento, que vão valorizar as origens da dança e a história da cidade e da região de Aparecida de Goiânia para gerações futuras e novos pesquisadores. Eles recomendaram às pessoas presentes que levem amigos para visitar a exposição Olhares Pra Dança, instalada de forma permanente no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.

Imagens do Lançamento do Triêro - Centro Pesquisa e Documentação em Dança e da exposição Olhares Pra Dança

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia