LÍNGUA INGLESA

Estudantes do Câmpus participam do Overseas Talks – projeto de conversação virtual em Inglês

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 10h44 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 13h53

Além dos alunos de Itumbiara, estudantes do Câmpus Goiânia também estão inscritos no Projeto

Teve início neste mês de junho o projeto de ensino Overseas Talks: chatting in English, dedicado à prática da língua inglesa e ao aprimoramento do idioma estrangeiro. Majoritariamente voltado ao estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), entre os 20 selecionados estão dois alunos do IFG de Itumbiara: Max Victor Fideles e Sidney José.

Além deles, que também representa o Câmpus Itumbiara no Overseas é o docente Marcelo Escobar de Oliveira, que é integrante da equipe organizadora. O prof. Marcelo explica que estão previstos um total de oito encontros virtuais, envolvendo convidados brasileiros e estrangeiros, falantes de inglês. Entre os objetivos do Projeto, o professor Marcelo aponta o de “colaborar com o processo de internacionalização do Câmpus Goiânia/IFG por meio do uso de língua estrangeira e de interação entre brasileiros e estrangeiros; possibilitar espaços para a convivência social virtual; compartilhar emoções vivenciadas no atual contexto da pandemia da Covid-19 e acalentar uns aos outros na atual conjuntura de isolamento social”.

Os encontros virtuais de conversação do Overseas são realizados pela plataforma Google Meet, e na quinta-feira passada, esteve no bate-papo como convidado foi o jovem Matheus Cabral. Nesta semana será a vez de outro aluno de Itumbiara, Gustavo Souza Ferreira se encontrar virtualmente com os participantes. Esses convidados, assim como os demais alunos do Câmpus Itumbiara citados nesta matéria, são graduandos do curso de Engenharia Elétrica. E mais, tanto o Gustavo quanto o Matheus fizeram parte de outro projeto de internacionalização do IFG: o Programa Lapassion – etapa Goiânia (saiba mais aqui).

Para o jovem Max, que é um dos alunos do Câmpus Itumbiara selecionado para o Overseas, participar do projeto tem sido muito positivo porque ele está tendo a oportunidade de interagir com alunos de diferentes cursos do IFG. Além disso, o estudante ainda comenta que o contato com estrangeiros e o aprendizado sobre a cultura deles tem sido de grande importância também. Max ainda faz questão de agradecer à equipe do Instituto envolvida no Projeto: "Isso não seria possível primeiramente sem o empenho dos servidores do IFG, então aqui quero agradecê-los, por oferecer este modelo de projeto internacional para os seus estudantes", diz o estudante. Max ainda completa afirmando que "essa conexão internacional tem sido para mim um grande desenvolvimento pessoal e profissional, desenvolvendo as minhas habilidades no inglês e acrescentando experiências que levarei sempre como conhecimento".

Sobre o Projeto

O foco do projeto é aprimorar a habilidade de fala dos participantes. Para isso, as ações do projeto serão todas desenvolvidas por meio de interações orais em inglês, via plataforma Google Meet (sessões de conversação) e escritas (atividades baseadas em desafios) na plataforma Google Classroom, segundo a coordenadora do projeto, professora Suelene Vaz. A ação é desenvolvida também pelos servidores e professores Liberato Silva dos Santos, Luciano de Paula Pereira Perilo, Marcelo Escobar de Oliveira, Murilo Feitosa Cabral, Neemias Cintra Fernandes, Ruberley Rodrigues de Souza e conta também com a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliane Carolina de Oliveira.

Durante as sessões de interação na língua inglesa, os participantes são apresentados a atividades surpresas como testes rápidos (quizzes) via aplicativos, tais como: Kahoot, Mentimeter e Google Forms, cruzadinhas (crossword ) via aplicativo Hot Potatoes , quebra-cabeças (puzzles), adivinhações (guesses ) e outros jogos com o intuito de dinamizar a interação, dar fluidez e naturalidade às falas e trazer um ambiente divertido, descontraído e alegre para os participantes. A plataforma Google Classroom é o ambiente utilizado para compartilhamento de material didático, armazenamento das atividades geradas no projeto e viabilização de atividades prévias e posteriores às sessões de interação via Google Meet.

O projeto Overseas Talks: chatting in English surgiu de dois desejos principais: proporcionar aos alunos do IFG oportunidades para praticar o inglês, considerando que a cada dia nossa Instituição está mais envolvida em projetos internacionais que contemplam o inglês como língua de comunicação; e dar continuidade aos laços acadêmicos e de amizades construídos entre alunos e servidores do IFG e alunos das instituições parceiras do projeto Lapassion, brasileiros e estrangeiros para quem o inglês não é língua materna ou língua oficial do país, mas uma língua de ancoragem, ou seja, língua comum de comunicação entre falantes de línguas diferentes, conforme explica a professora Suelene Vaz.

Vagas

Um dos requisito para ter direito a uma das 20 vagas no projeto foi a exigência da fala e compreensão do inglês no nível intermediário e que possibilitasse realizar uma interação com outras pessoas por meio dessa língua. O número reduzido de vagas se deve a melhor qualidade de acompanhamento dos “fellows”, como são chamados os estudantes participantes.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG/Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.