Retorno presencial

ConCâmpus aprova Plano de Ação Local de Retorno às Atividades Presenciais

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 08h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 09h51

Documento traz informações sobre como as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas poderão ser realizadas, com base em índices de saúde e de biossegurança

Está disponível para acesso o Plano de Ação Local para Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas do IFG Câmpus Itumbiara. O documento passou por aprovação do Conselho de Câmpus (ConCâmpus) da Unidade no último dia 10 de dezembro e está publicado neste link: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/ensino/documentos?showall=&start=9

No Plano de Ação Local consta a forma como as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas poderão ser realizadas, baseadas nos Índices de Saúde Globais e nas proposições das atividades gerais sugeridas no Plano Geral do IFG. No plano constam também os princípios e pressupostos, objetivos, metodologia, dados gerais locais, diagnósticos das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, ações prioritárias e grupos prioritários a serem atendidos. Entre os pressupostos destacam-se dois:

• III - Até o retorno total das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, os estudantes e suas famílias (para os menores de 18 anos) poderão optar pelo ensino remoto;
  • IV - As disciplinas que não foram ofertadas no ensino remoto em função da sua impossibilidade de transposição para o ensino remoto e os estudantes concluintes deverão ser tomados como ação e grupo prioritário de atendimento.

No quadro de relação dos indicadores estão quatro fases: vermelha (atividades não presenciais), laranja (retorno de algumas atividades acadêmicas e administrativas presenciais), amarela (ampliação das atividades acadêmicas e administrativas presenciais) e verde (retorno presencial de todas as atividades acadêmicas e administrativas). Para cada fase, são levados em consideração indicadores comunitários de saúde e capacidade de atendimento do Sistema de Saúde, como a situação do indicador do risco para Covid-19 na região de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e índice de vacinação da população no município.

De acordo com a pesquisa, 62% da  comunidade acadêmica do Câmpus Itumbiara está com o esquema vacinal completo (2ª dose da vacina) o que enquadra a Unidade na fase amarela.

Ao final do Plano a Comissão afirma: “Cumpre ressaltar que a principal preocupação do Câmpus Itumbiara, ao elaborar esse Plano de Ação Local para o retorno presencial das atividades é promover a retomada das atividades presenciais, após longo período de trabalho remoto e de oferta de ensino remoto mediado pelas tecnologias digitais, mas com a garantia da segurança de todos os servidores, funcionários terceirizados e estudantes da instituição, bem como de suas famílias”.

Para ter acesso ao documento na íntegra, clique aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.