Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Lapassion em Rede

Palestra, Café Empresarial e NAVE Enel marcam a última semana de atividades do Lapassion em Rede no Câmpus Itumbiara

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 12h07 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 09h22

Esta edição do programa internacional será encerrada amanhã, 25, com o chamado “Demoday

Celso Camilo (de blaser) junto aos docentes e diretor-geral do Câmpus Itumbiara
Celso Camilo (de blaser) junto aos docentes e diretor-geral do Câmpus Itumbiara

 

Nesta semana, entre os dias 21 e 25, o Câmpus Itumbiara está recebendo os participantes do Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol, para as atividades de encerramento do programa internacional. Amanhã, dia 25, a partir das 9h, será realizado o tão aguardado “Demoday” que é quando os integrantes dos 11 times irão apresentar as soluções para os problemas propostos pelos parceiros do projeto.

Mas, antes do Demoday, a Instituição tem promovido atividades para os estudantes, parceiros e apoiadores do Lapassion. Para isso, foi convidado a palestrar no IFG Câmpus Itumbiara, na noite de ontem, 24, o professor que é mestre e doutor em Inteligência Artificial (IA), Celso Camilo. O palestrante atual em vários projetos na área de IA e, entre suas atividades, destaca-se a atuação como Professor Viajante da Universidade Carnegie, em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), palestra para a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço do governo dos Estados Unidos (Nasa) e pertencimento ao quadro de membro fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG). 

De acordo com o palestrante, desde os primórdios os seres humanos são animais tecnológicos, pois estão sempre em busca da criação de ferramentas para tentar otimizar e melhorar a produtividade e capacidade humana. Celso Camilo também chamou a atenção para o fato de que atualmente passamos um terço do tempo acordados no mundo digital e que por isso considera-se que já vivemos no metaverso com o êxito do mundo físico para o digital e vice-versa. Muitas vezes, inclusive, algumas pessoas são bem mais ativas no digital; destacou o palestrante que se refere à população em geral como “tecnosapiens”.

Sobre a chamada “nova revolução”, Camilo afirmou que ela é a “customização”, ou seja, a produção de serviços em escala, porém adaptada às necessidades do indivíduo. “Agora nessa nova revolução, esse é o caminho, esse é o futuro, a qualidade customizada em escalas. Por exemplo, vamos caminhar para customizar todas as indústrias. Isso faz parte da psique humana, queremos caminhar em bando, por isso fazemos parte de uma rede social. Mas, ao mesmo tempo, eu quero também me diferenciar dentro do bando, e daí vem a customização”. E a tecnologia vem para suprir essa necessidade de ser único, explicou ele.

Como exemplos das capacidades criativas da IA, o palestrante citou composições de canções perfeitas (do ponto de vista sonoro e matemático), a elaboração de quadros idênticos aos pintados por grandes gênios da pintura como Vicent van Gogh. Ele também falou do uso da IA nas áreas do transporte, reconhecimento facial, ambiente corporativo, correção de bugs, áreas da saúde e educação etc. Para Celso Camilo, muitas ações como abrir um e-mail, cadastrar notas fiscais, preencher formulários, acessar sistemas de gestão e etc já não fazem mais sentido serem executadas por seres humanos, uma vez que a IA pode realizar isso em menor tempo e gerando baixos custos.

Particularmente na área da Educação, o palestrante citou exemplos da Índia e China que utilizam IA em sala de aula para observar o comportamento de alunos e identificar quais ficam mais tempo distraídos e/ou precisam de maior acompanhamento do professor. Na área da Medicina, ele também destacou que a Inteligência Artificial é usada para identificar, com meses de antecedência, quais doenças podem se manifestar no indivíduo de acordo com o movimento das pupilas;  e também é capaz de monitorar pacientes epilépticos, como braceletes, prevendo quando determinada crise irá ocorrer.



Café Empresarial

Encontro com o setor público e privado visa à maior aproximação do IFG com os parceiros e futuros apoiadores
Encontro com o setor público e privado visa à maior aproximação do IFG com os parceiros e futuros apoiadores

 

Conforme proposto pela organização do Lapassion em Rede, na manhã desta quinta-feira, 24, os coordenadores do programa e gestores do IFG Câmpus Itumbiara se reuniram com as contrapartes do programa Lapassion, que são os representantes do setor privado e poder público. Participaram do encontro os representantes da Enel, Can-pack Brasil, Maquigeral, Samsung, SJC Bioenergia, Trips, Agrodefesa e Secretaria Municipal de Saúde.    

Para os convidados, os docentes e gestores apresentaram as potencialidades do Instituto Federal de Goiás, como a realização de pesquisas, implantação de incubadoras de empresas, laboratórios multidisciplinares, programas de capacitação, ofertas de cursos de nível médio (incluindo a formação técnica) e de nível superior. Para além da formação mercadológica, conforme resumiu o prof. Ghunter Paulo Viajante, o Instituto atua para que os alunos formados no IFG ingressem no mercado de trabalho com habilidades que os permitam se destacar em vários ramos das atividades profissionais e do relacionamento interpessoal.

Após a apresentação da Instituição, os parceiros dialogaram sobre as possibilidades de parceria com o Instituto. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por exemplo, disse que entre a missão deles está a de fornecer alimentos seguros, e que isso se relaciona diretamente com à área da Agroindústria (o Câmpus Itumbiara oferta um curso Técnico em Agroindústria). Ainda de acordo com os representantes do órgão público, a atuação deles visa levar a Agrodefesa “além dos muros”, pois a Agência também trabalha na conscientização da população e produtores, sanidade animal, qualidade dos alimentos etc, e que o IFG pode contribuir com eles nesse sentido.

Já o representante da SJC Bioenergia, citou que a aproximação com o IFG se deu em meados de 2022, em função da necessidade de candidatos para as vagas de estágio. E também na busca de soluções para problemas ambientais, que foi o caso da parceria com o time do Lapassion em Rede que está trabalhando o tema “Como promover o uso de energia limpa em indústrias do setor sucroalcooleiro?”. Além disso, a geração de efluentes por parte da SJC (que envolve a área da Química) também é um campo que pode ser explorado para novas parcerias com o Instituto, citou o representante da usina. 

Amanhã, no Demoday, as 11 equipes do Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol irão apresentar a todos os parceiros da reunião de hoje quais as soluções eles encontraram para cada um dos problemas propostos pelos parceiros. 

 

Nave Enel

População em geral poderá visitar o ônibus da Enel nesta sexta-feira, 25, das 9h às 17h
População em geral poderá visitar o ônibus da Enel nesta sexta-feira, 25, das 9h às 17h

 

Ainda como parte das atividades de encerramento do programa Lapassion, estará disponível para visitação no Câmpus Itumbiara a NAVE Enel - ônibus adaptado com recursos audiovisuais, cinema com realidade virtual e jogos lúdicos. A visitação é aberta à comunidade acadêmica e população em geral, e o ônibus estará aberto amanhã, dia 25, no IFG, das 9h às 17h. O veículo apresenta ações integradas dos projetos de sustentabilidade e aborda “temáticas de fontes de geração de energia, dicas de economia para redução do desperdício e uso seguro para prevenção de acidentes no uso da eletricidade”.

 



Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página