Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EVENTO INSTITUCIONAL

Encontro de Culturas Negras do IFG chega a uma nova edição ecoando vozes de mulheres na luta antirracista e por reparação

Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2025, 10h00 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 09h30

Encontro reunirá pesquisa, arte, cultura e muita música, com presenças confirmadas da MC Kaemy e da DJ Iara Kevene

Foto DJ Iara Kevene: Gustavo Pozzati
Foto DJ Iara Kevene: Gustavo Pozzati

 

Com o tema “Mulheres Negras do Centro-Oeste: por reparação e bem viver”, o Encontro de Culturas Negras 2025 do Instituto Federal de Goiás (IFG) chega à sua sétima edição ecoando as vozes de mulheres negras na luta antirracista, em defesa da educação quilombola, em oposição aos modelos de desenvolvimento excludentes e pelo fortalecimento das pesquisas realizadas pela comunidade negra.

“O Encontro não é apenas um evento em nosso calendário acadêmico institucional. Ele é a materialização de um compromisso fundamental do Instituto Federal de Goiás: o de ser uma instituição plural, inclusiva e ativamente antirracista. Celebrar as culturas negras é celebrar a própria essência da identidade brasileira, é dar visibilidade a histórias que foram sistematicamente marginalizadas. Para o IFG, abrir as portas para essa celebração é mais do que um ato festivo; é um ato pedagógico e político”, destaca a reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon.

Para o pró-reitor de Extensão do IFG, professor Willian Batista dos Santos, “o Encontro de Culturas Negras se constitui como um espaço de resistência e afirmação, mas também de denúncia das desigualdades históricas que atravessam as comunidades negras. Para o IFG, assumir a realização desse evento é reconhecer a extensão como prática social e política voltada à formação humana de servidores e estudantes, fortalecida por uma relação dialógica com os territórios. Trata-se de um gesto institucional comprometido com a reparação histórica, que reafirma nosso papel em tensionar estruturas excludentes e, ao mesmo tempo, ampliar as vozes, memórias e protagonismos que sustentam e reinventam cotidianamente a sociedade brasileira”.

O conceito de bem viver que integra a temática é inspirado nos povos originários e africanos e é assumido pelo Encontro de Culturas Negras 2025 como um horizonte ético-político que valoriza o equilíbrio coletivo, a preservação ambiental, o respeito à diversidade e a centralidade das relações humanas solidárias. O evento é realizado com recursos do IFG, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Também há um alinhamento e a prospecção do tema para a Marcha das Mulheres Negras, que vai acontecer em 25 de novembro, e que tem o IFG como parceiro na organização. “O Encontro funcionará com um momento de preparação e fortalecimento da comunidade para participar da Marcha”, ressalta a coordenadora da comissão organizadora do Encontro, professora Andreia Prado, que é diretora-geral do Câmpus Uruaçu, unidade do IFG que sediará o evento, de 1º a 4 de outubro. A abertura será realizada no dia 2, às 19h.

As inscrições serão abertas de 29 de setembro a 2 de outubro para todos que quiserem receber certificado de participação. O link ainda será gerado pela Pró-Reitoria de Extensão, que organiza o evento, após a finalização do cadastro da programação integral no Sistema de Eventos do IFG, o Sugep.

 

Outros eventos

Na edição deste ano, em paralelo ao Encontro de Culturas Negras (ECN) do IFG, serão realizados também outros três eventos: o XI Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais – evento local do Câmpus Uruaçu e que sempre é realizado em conjunto com o ECN; o VII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Centro-Oeste – evento da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as); e o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Centro-Oeste, resultado de uma parceria do IFG com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

“Então, a ideia é a culminância dos três eventos para fortalecer as pesquisas, os trabalhos, os projetos, mas principalmente fortalecer o movimento negro no IFG e na região Centro-Oeste. Teremos participações de pessoas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de outras localidades do estado de Goiás e Brasília”, explica a coordenadora Andreia Prado. A estimativa de público esse ano é de aproximadamente 1000 pessoas de todo o Centro-Oeste. 

 

Mulheres

Como parte da programação, será realizada uma mesa de mulheres quilombolas que atuam em parceria com os projetos do IFG. Será uma mesa bem potente, mediada por Lucilene Kalunga que junto da Instituição concebeu o Projeto Quilombos Sustentáveis em Rede. Além dela, outras líderes negras participarão dos debates em todos os dias do evento.

A liberdade religiosa, pauta de extrema importância, será tema de uma mesa de debates. Além de inúmeras mulheres parceiras do IFG há bastante tempo, o Encontro de Culturas Negras terá a participação da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos, com a ouvidora Denise Antônia de Paulo. Por parte da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Secadi, do Ministério da Educação (MEC), teremos a participação da Clélia Mara dos Santos, diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, além de outros nomes que são referência em diversas áreas de atuação.


Atrações culturais

Foto MC Kaemy: Divulgação

A tradicional Batalha de MCs, que acontece em todas as edições, acontecerá na sexta-feira, dia 3 de outubro, com a MC Kaemy. Natural de Uruaçu, Kaemy é uma campeã nacional de batalhas e recentemente participou do The Town Festival 2025. O Hip Hop é um movimento cultural completo e instrumento de transformação para a comunidade.

Também está confirmado o show da artista Milca, a peça teatral “Ancestrais”, o Baile Black com DJ Iara Kevene e uma oficina com Thainá Janaina. No sábado, a programação terá o Cortejo, dessa vez com o Sankofa, que é um projeto do professor do IFG Kemuel Kesley, junto com estudantes dos câmpus Inhumas e Itumbiara.

 

Copene-CO

O VII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Centro-Oeste (COPENE-CO), um dos eventos que será sediado neste ano pelo Encontro de Culturas Negras, terá suas atividades divididas entre os eixos temáticos: Ciências e tecnologias a partir de uma perspectiva negrorreferenciada; Enegrecer o feminismo: pensamento interseccional e educação antirracista; Estudos africanos, da diáspora e da cultura afro-brasileira; Educação das relações étnico-raciais; Infâncias negras e práticas pedagógicas antirracista; Oralituras nas escritas literárias de resistência; Raça, Racismo e Antirracismo no Centro-Oeste; Saúde da População Negra; e Políticas de Ações Afirmativas e Bancas de Heteroidentificação no Centro-Oeste.

 

Serviço:

Encontro de Culturas Negras
Local: Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Data: 1º a 4 de outubro

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria do IFG

Fim do conteúdo da página