Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PÓS-GRADUAÇÃO

Momento histórico: Câmpus Jataí forma primeira doutora em um programa de pós-graduação do IFG

Publicado: Segunda, 30 de Junho de 2025, 19h16 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 14h32
imagem sem descrição.

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí viveu um momento histórico: realizou a primeira defesa de tese de doutorado desde a sua criação. A pesquisa, que tem como tema “Formação Docente: Um Estudo das Abordagens de Tecnologia nas Produções Acadêmicas dos Cursos de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Região Centro-Oeste”, foi defendida pela doutoranda Aderineide Ferreira Honorato, orientada pela professora Joana Peixoto, na manhã desta segunda-feira, 30 de junho de 2025.

O PPGECM nasceu em 2012 como o primeiro programa de pós-graduação do IFG e, desde então, vem se consolidando como referência na área. É o segundo programa voltado para Ensino de Ciências e Matemática em Goiás e o primeiro a oferecer mestrado e doutorado profissional no estado. A primeira turma de doutorado começou em 2022 e, agora, com a defesa de Aderineide, o programa forma sua primeira doutora, que também é a primeira pesquisadora a conquistar um título de doutorado em um programa do Instituto Federal de Goiás. 

A defesa contou com a presença de familiares, colegas, do diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues, além dos coordenadores do PPGECM, professor Paulo Henrique de Souza (Doutorado) e professor Carlos Cézar da Silva (Mestrado), mostrando o quanto esse momento é importante para toda a comunidade acadêmica. Ruberley destacou que "nosso doutorado, além de proporcionar um aprofundamento das investigações sobre ensino de ciências e matemática, contribui para a melhoria da educação básica, a partir do desenvolvimento de um produto educacional, vinculado à tese, que é disponibilizado gratuitamente para a comunidade", explicou.

No trabalho, Aderineide investigou como as tecnologias vêm sendo abordadas nas produções acadêmicas dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no  Centro-Oeste. O estudo amplia as reflexões sobre o uso da tecnologia na formação de professores na atualidade. Como dito pelo diretor-geral, professor Ruberley Rodrigues de Souza, em um doutorado profissional, além da tese os pesquisadores precisam produzir um produto Educacional. O produto Educacional de Aderineide foi um podcast. 

Aderineide Ferreira Honorato, primeira pesquisadora a concluir o doutorado no IFG
Aderineide Ferreira Honorato, primeira pesquisadora a concluir o doutorado no IFG

A banca examinadora foi formada pelas professoras Joana Peixoto (orientadora e presidente da banca Câmpus Goiânia), Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais (Câmpus Jataí), Giselle Martins dos Santos Ferreira (PUC-Rio), Natalia Carvalhaes de Oliveira (IF Goiano) e pelo professor Júlio César dos Santos (Câmpus Goiânia - aposentado). O coordenador do doutorado em Educação para Ciências e Matemática, Paulo Henrique de Souza destacou "hoje é uma data de grande relevância para o PPGECM do Câmpus Jataí e para a instituição, nesta manhã ocorreu a primeira defesa pública de doutorado no IFG. As pesquisas desenvolvidas no PPGECM envolvem docentes de quatro câmpus do IFG e três IES, o que destaca o perfil multidisciplinar na formação de professores e profissionais da educação não só da região de Jataí como de distintos estados brasileiros, celebrou.

Com essa defesa, o PPGECM reforça sua missão de qualificar profissionais da educação, contribuindo com o avanço do ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Mais do que uma conquista pessoal, a defesa de Aderineide é também uma vitória coletiva, que fortalece o papel do IFG na pesquisa aplicada e na inovação. O programa segue firme como referência em pós-graduação profissional na região sudoeste de Goiás, abrindo portas para novas pesquisas e para o fortalecimento da educação científica no país.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

Fim do conteúdo da página