participação

Docentes do Câmpus Luziânia participam de seminário do Projeto Em Frente, Brasil

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 12h01 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h53

O Seminário aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, em Brasília

Foto da Assessoria de Comunicação do Conif

Representando o IFG – Câmpus Luziânia, as professoras Marizângela Bortolo e Luiza Machado participaram do Seminário de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, como parte da implementação do Projeto Em Frente Brasil, em que os Institutos Federais atuam com a elaboração dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança (DSS).

A proposta foi lançada pelo Governo Federal em agosto deste ano com a finalidade de combater os crimes violentos no País. O seminário teve como objetivo a apresentação, análise e discussão dos Diagnósticos Socioterritoriais de Segurança (DSS), uma das etapas do projeto. Foram apresentados os DSS dos municípios de Ananindeua-PA, Cariacica-ES, Goiânia-GO, Paulista-PE e São José dos Pinhais-PR.

A ação foi viabilizada por meio da assinatura do Convênio entre o CONIF e a SENASP, em abril de 2019. Participaram da ação servidores e estudantes dos seguintes Institutos Federais: IFPA, IFES, IFG, IFPE e IFPR.

No caso do IFG, participaram da elaboração do diagnóstico estudantes dos cursos superiores e os servidores Luiza Barreira Machado, Najla Franco Frattari, Ricardo Goulovaty, Rogério Santos, Weder Freitas e Marizângela de Bortolo, que também coordenou o projeto a nível nacional.

Marizângela Bortolo, professora do Câmpus Luziânia, é a coordenadora do Diagnóstico Socioterrirorial de Segurança que investiga a capital Goiânia, que tem população superior a 1 milhão e 400 mil habitantes. “Os diagnósticos constituem-se como importantes ferramentas para as políticas públicas, especialmente no campo da segurança pública, cujas ações normalmente estão focadas apenas nas forças de segurança. O diagnóstico revelou o quanto é fundamental pensar as ações de segurança de maneira integrada, com foco na prevenção social. Nesse sentido, a rede também possui um papel importante considerando a atuação no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. Segundo a docente, a próxima etapa será a construção dos Planos Locais de segurança (PLS), em que serão pensadas as ações para o enfrentamento dos aspectos identificados no diagnóstico. Novamente o IFG participará como agente ativo.

A expectativa é que no próximo ano novos municípios sejam incluídos neste modelo de intervenção pautado na concepção de políticas públicas integradas para o enfrentamento da violência.

“Em Frente, Brasil”

O projeto propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

A iniciativa, que contará com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios, será baseada no diagnóstico e nos índices de criminalidade, sendo que o atendimento às cidades se dará por meio da atuação transversal e multidisciplinar de iniciativas nas áreas da educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais do governo.

O projeto tem como foco crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, dentre outros.

Coordenação de Comunicação Social – Câmpus Luziânia, com informações da Assessoria de Comunicação do Conif e da professora Marizângela Bortolo