gestão

Retorno das atividades acadêmicas é assunto de reunião com a reitoria do IFG

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 19h32 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 21h12

Pais, alunos, servidores e gestores do IFG conversam sobre o retorno das aulas, que deve ocorrer até setembro, de forma virtual

Cerca de 280 pessoas, entre alunos, pais, responsáveis e servidores do Câmpus Luziânia, participaram na manhã desta quinta-feira, 30 de julho, da reunião realizada pela reitoria do Instituto Federal de Goiás. O tema principal foi a retomada do calendário acadêmico do ano letivo de 2020. Foi explicado como serão as aulas do Ensino Remoto Emergencial e que terão início até setembro. Outros assuntos, como editais de conectividade e ações desenvolvidas pelos câmpus e reitoria para o combate à pandemia de Covid-19, foram abordados na reunião.

A transmissão aconteceu via webconferência, por meio da plataforma RNP. A comunidade pôde participar com o chat disponível na plataforma. Mediada pela diretora-executiva do IFG, Adriana Ferreira, a reunião contou com a participação do reitor da Instituição, Jerônimo Rodrigues da Silva; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amaury Araújo; do pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa; do pró-reitor de Administração, José Carlos Barros Silva; da pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Irigon; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete; do diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins; da assessora de Relações Internacionais, Gérley Lopes; e do diretor-geral do Câmpus Luziânia, Reinaldo Reis.

O reitor, professor Jerônimo Rodrigues, iniciou a reunião e falou sobre como se deu a decisão da suspensão do calendário acadêmico e, agora, sua retomada. Portarias normativas publicadas no período da quarentena, ações realizadas pelos câmpus e reitoria para o combate ao coronavírus, eventos, ações de pesquisa e extensão realizadas, editais de conectividade, colação de grau e outros assuntos também foram abordados pelo reitor da Instituição.

Em sua fala, o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, destacou as variadas ações desenvolvidas pelo câmpus neste momento de pandemia, como a produção de cerca de 400 frascos de álcool 70%, 240 máscaras face shields (as impressões continuam até o final do ano), pagamento de 2.605 auxílios estudantis – de março até julho, edital para costureiras para a confecção de máscaras de tecido, mais de 40 reuniões, dentre outras ações realizadas pelo câmpus.

Retomada do calendário acadêmico

Com a publicação da Resolução n.20/2020 REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 30 de junho de 2020, foi aprovada a retomada dos calendários acadêmicos dos câmpus do IFG e retorno das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na reunião desta quinta-feira, 30, o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, informou que há duas propostas para esse retorno no câmpus: 31 de agosto e 14 de setembro. Essa questão será decidida na reunião de colegiado de áreas acadêmicas, na tarde de hoje, 30. Quanto ao encerramento do ano letivo, que foi um questionamento dos estudantes, o diretor disse que há a previsão para março de 2021.

Muitas dúvidas surgiram sobre o retorno das atividades acadêmicas. A pró-reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Irigon, explicou que podem ser dadas por dia até quatro aulas síncronas (é necessária a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente), em horários definidos pelo departamento de Áreas Acadêmicas. Além disso, vai haver as atividades assíncronas, aquelas que não é necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas. Sobre as ferramentas que serão utilizadas, o diretor de Tecnologia da Informação, Douglas Rolins, informou que para as atividades assíncronas será utilizada a plataforma Moodle. Já para as aulas on-line (síncronas), os professores vão decidir qual ferramenta utilizar (google meet, por exemplo), e o link será previamente disponibilizado na plataforma Moodle, na sala de cada disciplina.

Em relação ao retorno das aulas presenciais, a pró-reitora Oneida Irigon comentou que não há previsão para que ocorra ainda em 2020.

A comunidade peguntou também sobre a seleção de projetos de iniciação científica. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete, informou que, assim que todos os câmpus retomarem as atividades, será publicada uma chamada para os projetos de iniciação científica.

“O IFG é uma das poucas instituições que fez um amplo debate com a comunidade. Passamos para uma nova fase nesse contexto terrível que vivemos da pandemia. Mas é muito importante dizer que o IFG sempre tomou decisões e cuidados, pensados no compromisso com o trabalho, dignidade do trabalho e preservação da vida”, disse o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo.

Processos seletivos 2021

Surgiram muitas perguntas sobre os processos seletivos para ingresso em 2021. A pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon, informou que, dentro de 15 dias, aproximadamente, o IFG dará informações sobre a questão para toda a comunidade. “Estamos finalizando o processo de reelaboração dos calendários acadêmicos e planejamentos da retomada das atividades. Em breve, até o final da próxima semana ou início da outra, já tenhamos alguns encaminhamentos sobre nossos processos seletivos. Estamos em fase de planejamento, mas encaminharemos rapidamente”, esclareceu a professora Oneida Irigon.

A reunião foi gravada e, em breve, o link será disponibilizado e divulgado para acesso.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.