alimentação

Câmpus Luziânia passa a ofertar lanche vespertino aos estudantes

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 11h10 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 10h15

A alimentação será proveniente dos recursos do PNAE

Diretor-geral, professor Reinaldo Reis, informa aos alunos sobre a oferta do lanche vespertino

A partir da próxima semana, dia 27 de março, os estudantes dos cursos técnicos integrados em tempo integral (Edificações, Química e Informática para Internet) do Câmpus Luziânia passarão a receber um lanche vespertino. Os alimentos são provenientes dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os itens do lanche foram definidos conforme orientação das nutricionistas do Instituto Federal de Goiás (IFG).

De acordo com a gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex) do câmpus, Simone Paixão, os recursos permitem que, no primeiro semestre de 2023, os alunos tenham acesso a essa complementação. A professora Simone Paixão esclareceu que o Restaurante Estudantil já prevê alimentos adequados nutricionalmente, e que essa foi uma decisão de gestão dos recursos do PNAE para atender melhor as necessidades dos estudantes.

O diretor-geral do câmpus, professor Reinaldo Reis, afirmou que esta é uma luta desde o início das atividades do Restaurante Estudantil, com o trabalho da Gepex, e que o setor está trabalhando para garantir os recursos para o segundo semestre deste ano. Informou aos alunos, ainda, que há estudos para aumentar o auxílio financeiro estudantil de R$120 para R$150 e que a bolsa de iniciação científica passará de R$100 para R$300.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo prestar assistência financeira, em caráter complementar, à alimentação escolar ofertada aos estudantes da educação básica de escolas públicas, filantrópicas e comunitárias.

O IFG e o PNAE firmaram parceria em 2018 e o Câmpus Luziânia lançou seu primeiro edital em 2019, para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares da região. Foram adquiridos banana, tangerina Ponkan, laranja, maçã, rapadura e polpa de frutas de diversos sabores para que o Restaurante Estudantil oferecesse aos alunos.

Em 2020 e 2021, durante a pandemia da Covid-19, foram distribuídas cestas com abacaxi, abóbora, alho, arroz, banana prata, batata doce, batata inglesa, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, farinha, feijão, inhame, laranja pêra, maçã, mandioca, milho verde comum, repolho verde e tomate. Foram atendidas cerca de 200 famílias dos estudantes do Câmpus Luziânia. Em 2022, os câmpus do IFG concluíram os processos de chamada pública e de contratação para a execução do programa.

Saiba mais sobre as ações do PNAE no IFG: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/64-ifg/pro-reitorias/extensao-proex/263-refeitorios?showall=&start=2

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.