Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
editora

Editora IFG lança livros das coleções Ágora e Atheneus

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 08h24 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 10h46

Evento contou com roda de conversa com os autores e apresentação de dança

A coordenadora da Editora IFG, professora Vanderleida, agradeceu aos autores pela confiança no IFG
A coordenadora da Editora IFG, professora Vanderleida, agradeceu aos autores pela confiança no IFG

A Editora IFG lançou na tarde da última sexta-feira, 24, no Auditório da Reitoria, cinco livros das coleções Atheneus e Ágora. O evento reuniu a maioria dos autores numa roda de conversa descontraída, na qual eles puderam falar de suas obras e do caminho percorrido até a publicação.

Foram lançados da Coleção Atheneus os livros Religião e patriarcalismo na literatura de Bernardo Élis, de Maria Aparecida de Castro e Carolina Teles Lemos; Willie Maurer: vida, obras e contribuições para o ensino da Matemática no Brasil, de Glen Cezar Lemos; e Cerrado Goiano: Agrotóxicos e agroextrativismo, dos autores Rodrigo Marciel Soares Dutra e Murilo Mendonça Oliveira de Souza.

Da Coleção Ágora, foram lançados Capital-imperialismo em crise: vozes da periferia, de Marcelo Lira Silva; e Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena, das autoras: Eleonora Santos e Rousejanny Ferreira.

 

Emoção

A tarde dedicada à cultura começou com uma apresentação do bailarino Isaías Cardoso, estudante do curso de Licenciatura em Dança, do Câmpus Aparecida de Goiânia. Isaías apresentou um trecho do “Balé Ralé”, no qual interage com o público contando sua história pessoal e de descoberta da dança, para depois dançar um pequeno trecho do balé “Gisele”. Isaías emocionou o público.

A coordenadora da Editora IFG, professora Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, não escondeu sua emoção ao falar para o público presente. Ela falou das adversidades enfrentadas para a edição das obras, trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19.

Vanderleida agradeceu aos autores pela confiança em entregar ao IFG suas obras, assim como agradeceu ao Conselho Editorial, aos servidores da Editora e à reitora, professora Oneida Irigon, que, segundo fez questão de ressaltar, deu apoio integral para que os livros fossem publicados.

Dos autores, compareceram ao lançamento Glen Cezar Lemos, professor aposentado do IFG; Maria Aparecida de Castro, bibliotecária aposentada do Câmpus Inhumas; Rodrigo Maciel, servidor do Câmpus Senador Canedo; e Rousejanny Ferreira, professora do curso de Licenciatura em Dança, do Câmpus Aparecida de Goiânia.

Cada autor falou um pouco de si e da sua obra e não faltou emoção. Maria Aparecida, por exemplo, lembrou que produziu sua tese de doutorado (que se transformou em livro) num momento de dor pela perda do irmão. Rodrigo Maciel chorou ao dizer o quanto se identificou com o bailarino Isaías, que teve uma vida de dificuldade e pobreza, mas que conseguiu se encontrar.

 

Acesse o catálogo da Editora IFG e leia a sinopse das obras: https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página