extensão

Programa Matutando apresenta nova temporada com novidades

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 11h24 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 10h04

Em nova fase do programa, “Matutando pela Ciência” traz apresentadora fixa, podcast e nova identidade visual

O Programa Matutando, desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás, renovou sua parceria com a TV UFG para uma nova temporada. Nessa nova fase, o projeto de ensino, pesquisa e extensão, que teve início em 2020 como um desdobramento do projeto “Diálogos Formativos: educação em tempos de pandemia”, apresenta algumas novidades: um novo ciclo temático; apresentadora fixa; podcast no Spotify; e nova identidade visual.

De acordo com os gestores, o Matutando em 2023 vem com uma nova proposta temática. Nessa nova temporada, a metodologia dialógica que caracteriza o programa continua, mas foi iniciado um novo ciclo intitulado “Matutando pela ciência”. A ideia do projeto, ao longo de 2023, é discutir temas como: cultura, conhecimento e transformações sociais; tecnologia, inovação e educação; comunicação e popularização das ciências; ciência cidadã, diversidades e cotidianos sociais.

Um ponto importante desse novo ciclo do Matutando é que os episódios semanais do programa de TV agora também serão disponibilizados em podcast (clique aqui e confira). Por enquanto, é possível acessar somente no Spotify, mas o objetivo é que o conteúdo esteja em breve em outras plataformas de streamming

Nova identidade visual do programa Matutando.

Outra novidade da temporada “Matutando pela Ciência” é que o programa agora deixa de ter diferentes mediadores em cada episódio e passa a contar com uma apresentadora fixa, a servidora técnico-administrativa do IFG e bibliotecária do Câmpus Aparecida de Goiânia, Thalita Franco. Além disso, a identidade visual do programa e a estrutura do roteiro técnico foram reformuladas pela equipe do projeto.

Próximos episódios e como assistir

Os próximos episódios do Matutando já estão agendados. No dia 31 de março, o tema tratado será “Cultura, ciência e religiosidade afro-brasileira”, com o professor Cairo Mohamad Ibrahim Katrib. Já no dia 7 de abril, a professora Anna Maria Canavarro Benite falará sobre o tema “Mulheres na Ciência”. Para acompanhar as novidades e a programação, acesse o perfil do Instagram do programa: https://www.instagram.com/programamatutando/.

O Matutando é transmitido às sextas-feiras, às 17h, na TV UFG (canal aberto 15.1); no canal do YouTube da Diretoria de Ensino a Distância do IFG; e, agora, também no Spotify.

Como participar

Aqueles que desejarem participar como convidados do programa podem enviar e-mail com o nome completo e a proposta de temática sobre a qual tenham amplo conhecimento para o endereço: matutando@ifg.edu.br. A proposta, nesse caso, será analisada pela curadoria do programa. Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de distintas áreas da educação pública podem participar.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.