ensino médio

IFG realiza consulta pública sobre os processos seletivos para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 08h58 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 11h01

Servidores e estudantes do IFG podem participar do processo consultivo até o dia 21 de abril

A partir desta terça-feira, 2 de abril, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) poderá participar da consulta pública os processos seletivos para ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição. A consulta, que pode ser respondida de forma online até o dia 21 de abril, está dividida em segmentos distintos: discente, docente e técnico-administrativo. As contribuições da comunidade acadêmica serão realizadas por meio da ferramenta Helios voting.

segmento discente poderá acessar a consulta pública por meio do link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/C_ALUNOS. Já o segmento docente pode acessar a consulta pública pelo link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cf84b70f-4f11-4264-94d9-f02fa4e5e069; e o segmento técnico-administrativo poderá acessar a consulta pública por meio do link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/4f4d7f83-7fa9-44f1-9a90-5f4f9fc2be84.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Maria Valeska, “a consulta pública disponibilizada à comunidade acadêmica tem por objetivo levantar dados para a ampliação do documento já elaborado e publicado no ano de 2023, o Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnicos integrados do IFG”. A gestora ressalta que “da mesma forma que aconteceu com a consulta pública realizada no ano passado, esta não terá caráter plebiscitário, conforme deliberação tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/CONEPEX”.

Discussões sobre os processos seletivos

Como explica o gerente do Centro de Seleção do IFG, Alex Lima, nos últimos anos, considerando a impossibilidade de atendimento da demanda por vagas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica no IFG, a seleção para ingresso nesses cursos tem suscitado debates e reflexões desde o processo de elaboração e apreciação da Política de Ingresso aprovada por meio da Resolução nº 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 29 de outubro de 2021. Desde então, a partir da indicação de três possibilidades para o desenvolvimento dos processos seletivos no documento anteriormente citado, a comunidade acadêmica tem debatido diferentes variáveis que envolvem a escolha da forma de seleção para ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pela instituição.

Como desdobramento desse debate, no parágrafo 3º do artigo 8º, a Política de Ingresso estabeleceu a realização de consulta pública e a elaboração de diagnóstico para a definição da forma de seleção a ser adotada pelo IFG, entre aquelas indicadas no artigo supracitado da Resolução. Assim, em 2023, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, disponibilizou o “Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados” e realizou Consulta Pública acerca de questões inerentes à escolha da forma de seleção para ingresso nesses cursos.

Diante desse contexto, após apreciação do Relatório diagnóstico e realização da Consulta Pública em 2023, o Conselho Superior deliberou a favor da continuidade dessa frente de trabalho em 2024, visando ampliar a análise dos dados apresentados, bem como a participação da comunidade acadêmica.

A consulta pública disponibilizada à comunidade acadêmica tem por objetivo levantar dados para a ampliação do documento já elaborado e publicado no ano de 2023. Esse novo processo consultivo surge para dar continuidade ao trabalho realizado em 2023, e o resultado será incorporado ao Relatório Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados – Edição 2024.

Participe da consulta pública:

Acesse a página eletrônica na qual estão hospedados os documentos referentes ao “Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados”:  http://www.ifg.edu.br/politica-ingresso

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.