Câmpus Goiânia lança seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade
Graduados em diversas áreas do conhecimento podem participar da seleção

Iniciam nesta quarta-feira, 7 de maio, as inscrições para a seleção destinada ao Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás. O processo seletivo oferta 11 vagas para livre concorrência, 3 para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de uma vaga para pessoa com deficiência. As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de maio, na página Estude no IFG, clicando em Pós-Graduação.
O Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade do IFG é gratuito e ministrado na modalidade presencial, com duração de 24 meses. Podem participar da seleção candidatos graduados nas seguintes grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Multidisciplinar.
A pós-graduação stricto sensu oferece três linhas de pesquisa: Energias Renováveis, Modelagem de Sistemas e Tecnologia e Gerenciamento de Resíduos. A seleção será composta por seis etapas que compreendem análise da documentação enviada e homologação das inscrições, avaliação do currículo lattes, avaliação da carta de intenções, prova de redação, prova de interpretação e/ou compreensão de texto em língua inglesa, averiguação sobre as informações apresentadas no currículo lattes e na carta de intenções e sobre conhecimentos específicos.
Cronograma
De acordo com o edital de seleção, as provas de redação e de interpretação e/ou compreensão de texto em língua inglesa serão realizadas no dia 7 de junho. O resultado preliminar tem previsão para ser divulgado no dia 9 de julho e o final no dia 11. As matrículas dos selecionados serão realizadas entre os dias 4 e 5 de agosto, com início das aulas em 18 do mesmo mês.
Sobre o curso
O programa trabalha as interfaces entre engenharia, tecnologia, gestão e meio ambiente, promovendo a discussão interdisciplinar exigida pelo tema, apresentando caráter de aprendizagem, de desenvolvimento e inserção de conceitos ambientais, de engenharia e gestão aos setores produtivos. O objetivo é potencializar o crescimento das atividades de produção e, sobretudo, identificar e apropriar dos benefícios técnicos, ambientais e socioeconômicos de projetos que visam à geração de energia a partir de fontes alternativas e ao estímulo a preservação de recursos naturais.
O mestrado totaliza 750 horas e sua matriz curricular é composta por seis disciplinas obrigatórias (sendo que o aluno deve cursar quatro destas), além de vinte e três optativas. As aulas são prioritariamente de segunda à sexta-feira, no período vespertino, e aos sábados pela manhã.
• Inscreva-se até 23 de maio
• Leia o Edital 23/2025 do IFG Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais