Você está aqui: Página inicial > Estude no IFG > IFG > Últimas notícias > Professor indígena ministra palestra sábado no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia
Palestra

Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé é professor na UFG e estará no IFG em atividade do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

O professor Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG) estará no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) neste sábado, dia 25 de março, onde vai ministrar a palestra “Cultura e História dos Povos Indígenas”. A atividade será realizada às 10 horas, no miniauditório do Bloco B, e integra os ciclos de debates da disciplina de Práticas de Ensino e Estudos Integradores: Estudos Culturais na Educação de Surdos, do primeiro período do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.

Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé é graduado em “Educação Intercultural - Ciências da Linguagem” e é Mestre em Letras e Linguística. Pesquisador na Ação Saberes Indígenas na Escola (Rede UFG/UFT/UFMA), ele é professor na Escola Indígena Tapi'itãwa (MT) e é o primeiro professor indígena da UFG.

A Coordenação do Curso de Pedagogia Bilíngue informa que a palestra será aberta a todas as pessoas interessadas no tema. Entretanto, não serão realizadas inscrições, por se tratar de um projeto de ensino direcionado aos alunos e alunas do curso.

Programação

A disciplina de Práticas de Ensino e Estudos Integradores: Estudos Culturais na Educação de Surdos envolve os estudantes ingressantes no contexto de criação e existência do curso de Pedagogia Bilíngue no Instituto Federal de Goiás. “A existência deste curso é resultado da demanda de um grupo específico, que por muito tempo viveu uma tentativa de apagamento ao longo de sua história em nossa sociedade”, explica a coordenadora do curso, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Ela destaca que atualmente as questões culturais estão emergentes, o que favorece a realização de atividades que dão voz às muitas comunidades que compõem a diversidade da nação brasileira.

A programação que integra os ciclos de debates da disciplina, aberta este ano pela palestra do professor Gilson Tapirapé, já conta com outros dois encontros agendados, para a discussão dos seguintes temas:

01/04 - 10 horas

"Cultura e História dos Povos Afrodescendentes"

Ministrante: Prof. Wellington Cardoso(IFG)

08/04 - 10 horas

"Cultura e História do Povo Surdo"

Ministrante: Profa. Silvia Calixto (UFG)

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia